Conecte-se conosco

Agronegócio

Para quem gosta de orquídeas: saiba mais sobre a bela vanda-teres!

Com flores grandes e coloridas, a vanda-teres é uma planta de encantadora beleza. Aprenda a cultivar a espécie em casa!

Publicado

em

Vanda-teres é uma orquídea de crescimento monopodial, que se desenvolve sobre os ramos de árvores (epífita). São caracterizadas por apresentarem caules finos, longos e ramificados, que crescem rapidamente, alcançando facilmente 2 metros de comprimento.

Além disso, possuem flores grandes e bonitas, que lembram borboletas, sem dúvidas, um dos principais atrativos da espécie que jamais passa despercebida aos olhos quando florida.

As flores, inclusive, surgem na primavera, são perfumadas e tem boa durabilidade e tamanho, com cerca de 5 a 10 cm de diâmetro. Geralmente são de cor rosa, de labelo de cor rosa intenso, com o centro amarelo, estriado de vermelho, podendo ocorrerem ainda, flores brancas.

E se você é um amante de orquídeas e deseja ter um exemplar da vanda-teres em casa, é preciso se atentar as principais dicas para cultivo dessa preciosidade. Sendo assim, acompanhe as preferencias da espécie e como obter sucesso no plantio. Confira!

Cultivo

Essa espécie multiplica-se por separação de segmentos que contenham raízes e pode ser cultivada apoiada em troncos e galhos de arvores, em caixetas contendo casca de pinus, carvão e até mesmo, isopor. Apesar disso, ela tem um comportamento trepador e será necessário tutorá-la sobre um suporte. Não deve ser cultivada dentro de vasos, já que se desenvolve melhor quando suas raízes ficam livres e suspensas, e também não há necessidade de colocá-la em terra ou outro substrato do tipo.

Além disso, aprecia o calor tropical, alta umidade do ar e ventilação intensa. Não tolera estiagem ou frio intenso sujeito a geadas. Com relação à luminosidade, essa espécie gosta de sob sol pleno, mas pode ser conduzida à meia sombra em locais muito quentes ou secos, já que o calor excessivo pode provocar queimaduras em suas folhas.

Uma boa dica é suplementar a umidade pulverizando a planta várias vezes ao dia, preferencialmente com adubação bem diluída em doses homeopáticas.

Muito embora as florações da Vanda teres possam ocorrer ao longo de todo o ano, é durante os meses mais quentes que este processo ocorre com mais frequência e intensidade. As flores, além de lindas, são muito perfumadas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS