Automobilística
Pedágio sem cancela: veja como passar pelo Free Flow sem levar multa
Pedágio sem cancela ganha espaço no Brasil ao oferecer conveniência aos motoristas.
O pedágio sem cancela, conhecido como eletrônico ou free flow, começa a se popularizar no Brasil e promete revolucionar a forma como os motoristas transitam pelas estradas.
Desde 2023, essa tecnologia foi implementada em rodovias específicas, inclusive na BR-101 no Rio de Janeiro e na SP-33 em Itápolis e Jaboticabal, além de alguns trechos em Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Ainda em fase inicial, o pedágio eletrônico pretende substituir todas as praças convencionais até 2030, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A inovação elimina a necessidade de paradas bruscas e permite que os veículos passem livremente enquanto sensores e câmeras capturam as informações necessárias para a cobrança.
Pedágios eletrônicos têm substituído os modelos com cancela – Imagem: reprodução/Red John/Unsplash
Funcionamento do pedágio eletrônico
O principal atrativo do pedágio sem cancela é a fluidez no tráfego. O veículo mantém sua velocidade regular e as informações da passagem são registradas automaticamente.
Motoristas com tags como Sem Parar ou ConectCar podem usufruir de descontos e pagamentos automáticos.
Como passar pelo Free Flow sem ser multado
A taxa de inadimplência nos pedágios sem cancela no Brasil é baixa, já que apenas 8% dos motoristas ainda não se adaptaram.
Aplicativos, como o da CCR, oferecem a possibilidade de consultar e pagar os débitos pendentes. O site da concessionária também permite verificar as cobranças por meio da placa do veículo.
Prazo e penalidades
Para evitar multas, os motoristas têm até 30 dias após a passagem para efetuar o pagamento. Apenas o trecho percorrido é cobrado, e é possível contestar cobranças não reconhecidas.
Além disso, as imagens da passagem ficam armazenadas por 90 dias. O não pagamento resulta em autuação por evasão, uma infração grave que adiciona cinco pontos à carteira, além de multa de R$ 195,23.
Cuidado com golpes!
Com a popularização do pedágio eletrônico, surgem golpes semelhantes aos do IPVA. Exemplo disso são casos em que criminosos enviam boletos falsos e desviam o dinheiro das concessionárias.
Para evitar fraudes, é crucial verificar as informações no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou nos serviços oficiais das concessionárias.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Agronegócio2 dias atrás
NASA indica 5 plantas que purificam o ar e são perfeitas para ter em casa
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem