Conecte-se conosco

Agronegócio

Pedra de Fel do Boi: Preciosa, rara e cheia de utilidades curiosas!

Você pode nunca ter ouvido falar dela, mas os cálculos biliares bovinos custam muito no mercado e há os mais diversos usos para eles.

Publicado

em

Se você já assistiu aos filmes ou leu os livros de Harry Potter, já deve ter ouvido falar do “bezoar”, pedra que foi capaz de salvar a vida do melhor amigo do protagonista, Ron Weasley.

Sem toda a magia, mas ainda com propriedades medicinais, essa existe no mudo real. Com um mercado pequeno, o preço das pedras de fel do boi chegam a custar até R$ 200 mil.

O uso dos cálculos biliares bovinos é diverso, podendo ser utilizado para a produção de remédios para tratamento do fígado, assim como também para a criação de cremes e loções hidratantes.

Os usos não acabam por aí, já que as pedras podem ser utilizadas para induzir o formato das pérolas em ostras e até mesmo como emulsificante dentro da indústria alimentícia.

Dentro da medicina tradicional chinesa, esses cálculos bovinos também tem a sua participação, junto a ervas, esses tem propriedades que podem aliviar dores, melhorar a circulação sanguínea, reduzir inflamação, entre outros.

O que são essas pedras?

As pedras de fel do boi são formadas pelo acúmulo de substâncias dentro da vesícula biliar do animal. Essa é a responsável por criar a bile, que é utilizada no sistema digestório. No entanto, quando há acúmulo de colesterol na bile, acabam sendo criados cristais.

Esses cristais podem vir a ser dissolvidos e expelidos pelo animal. Mas, em alguns casos, quando o acúmulo de substâncias biliares acontece, há a possibilidade de formar cálculos biliares.

Esses cálculos podem vir a ser de diversos tamanhos, os maiores podem chegar ao tamanho de uma bola de golfe. A cor varia entre o amarelo-claro e o verde-escuro.

Bovinos mais velhos e com uma alimentação que falta em fibra e rica em carboidratos são mais suscetíveis ao desenvolvimento desses cálculos.

Qual o motivo do valor tão alto?

A grande demanda por parte da indústria farmacêutica é um dos motivos, assim como também a raridade e dificuldade de se obter essas pedras. A remoção dessas pedras é um processo difícil e delicado, que preza pela segurança do animal, o que contribui para que o valor seja exorbitante.

Além disso, existem muitas crenças sobre as pedras de fel, o que acaba por aumentar a procura e, consequentemente, o seu valor no mercado.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS