Conecte-se conosco

Curiosidades

Pérola dourada: O precioso e misterioso tesouro do fundo do mar!

Pérolas douradas estão entre as joias mais procuradas e valorizadas do mundo e atraem a atenção pela sua beleza e exoticidade únicas.

Publicado

em

As pérolas são peças de joalheria atraentes e muitas vezes bastante caras. Seu valor varia de dezenas a milhares de dólares, e o preço estipulado depende principalmente da raridade da peça, pois elas são encontradas em uma grande variedade de cores, formatos e tamanhos.

A beleza desses tesouros marinhos é conhecida há séculos por diversos povos da antiguidade, como os árabes, os chineses e os romanos. Porém, existe uma variação que se tornou particularmente valorizada nos últimos anos, que é a Pérola Dourada das Filipinas. A seguir, vamos falar mais sobre essa preciosidade única.

O que são as pérolas douradas?

Esse tipo de pérola, em particular, é cultivado no Mar das Filipinas do Sul e tem uma tonalidade atraente que o torna especial, se comparado a outros tipos.

A sua fabricação começa com a inserção de um núcleo dentro da ostra. Isso pode ocorrer naturalmente, por exemplo, quando um grão de areia ou outro objeto pousa no molusco, ou também pode ser estimulado artificialmente.

Fonte: Vlas Telino studio/shutterstock

Quando isso ocorre, o animal começa a secretar uma substância chamada nácar ao redor deste corpo estranho que invadiu sua casca. E é justamente esse material que vai transformá-lo em uma pérola!

Vale lembrar que não há um tempo predefinido para que o processo termine. Atualmente, nas fazendas de pérolas, a espera varia entre 2 a 5 anos, a depender do tamanho e da qualidade que serão exigidos. Já na natureza, essa contagem sobe para 10 anos ou mais.

Em se tratando das pérolas douradas, o processo é um pouco mais complexo. Para começar, os moluscos são todos avaliados, sendo somente escolhidos aqueles que possuem um revestimento interno todo dourado, que será responsável pela cor da joia.

Tendo sido escolhidos, os animais são submetidos a uma limpeza rigorosa para só depois ter o núcleo inserido artificialmente em seu interior. O resto do método de produção é mantido sob sigilo restrito, tanto que no mundo são poucos os lugares que são capazes de produzir essas preciosidades.

Atualmente, países como Filipinas, Indonésia e Birmânia lideram a produção e o comércio mundial, mas recentemente a Austrália também começou a desenvolver a atividade.

Por isso, se você quiser aproveitar o Dia das Mães para presentear a sua com a joia, terá que viajar longe e desembolsar valores generosos. A maior parte das remessas são destinadas aos Emirados Árabes, onde viram complementos para peças de luxo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS