Saúde
Pense antes de beber: a relação entre este ingrediente e uma doença silenciosa
Conheça o ingrediente perigoso que está presente em várias bebidas e qual a doença que ele pode desencadear.
Você provavelmente já ouviu falar sobre a gota, já que é uma doença bastante conhecida nos dias de hoje. No entanto, sabia que algumas bebidas podem desencadear essa complicação silenciosa e dolorosa em questão de alguns minutos?
Pois é, a gota é uma doença que deriva do acúmulo de cristais afiados nas articulações do corpo, que, por sua vez, causa surtos de dor prolongada e intensa. Um dos grandes vilões por trás desse problema é o xarope de milho rico em frutose, um ingrediente muito utilizado para adoçar alimentos processados e bebidas.
Esse produto é um açúcar artificial derivado da conversão parcial do amido de milho, comumente encontrado em bebidas populares, como sucos industrializados e refrigerantes, além de doces e outros produtos adoçados artificialmente.
Quando é consumido, principalmente em bebidas adoçadas, o corpo libera purinas no sangue, um resultado do metabolismo da frutose encontrada no xarope. A decomposição das purinas, por sua vez, resulta no ácido úrico que, quando acumulado em excesso no organismo, leva à formação dos cristais, o que causa as crises de gota.
Pesquisadores acreditam que o aumento dos casos de gota está relacionado à dieta ocidental, que é composta de muitos alimentos processados com xarope de milho rico em frutose.
Sinais da gota
Os sinais da gota incluem (mas não se restringem a) dor súbita e intensa, vermelhidão, inchaço e sensibilidade nas articulações, mais frequentemente localizado no dedão do pé. A dor, normalmente, é mais intensa nas primeiras horas após o início da crise.
Um ataque da doença pode acontecer de repente, muitas vezes limitando o movimento da articulação mais afetada e causando um desconforto severo na pessoa.
Por isso, é fundamental compreender a relação entre o consumo de xarope de milho com alto teor de frutose, presente em vários alimentos e bebida, e a gota, para que assim seja possível evitar a frequência dos episódios dolorosos.
Optar por uma dieta equilibrada e consciente, evitando alimentos e bebidas ricos nesse ingrediente, pode contribuir significativamente para prevenir o desenvolvimento ou agravamento da condição.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]