Conecte-se conosco

Agronegócio

Pequeno grande fruto: confira quais são os benefícios do urucum

Rico em carotenoides, o urucum fornece benefícios e diversas vantagens que auxiliam o bom funcionamento do organismo.

Publicado

em

O urucum é um fruto rico em carotenoides, tocoferóis, flavonoides, vitamina A, fósforo, magnésio, cálcio e potássio, compostos que lhe conferem propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias. Por essa razão, o urucum pode ser utilizado como remédio natural.

Apesar de suas propriedades medicinais, contudo, o urucum é mais conhecido e empregue como corante em produtos cosméticos e nas indústrias têxtil e de tintas, bem como na culinária, cuja trituração das sementes dá origem ao colorau, utilizado como condimento alimentar.

O urucum pode ser comprado em supermercados, lojas de produtos naturais ou feiras livres a preços muito acessíveis e seus benefícios para a saúde são muitos. Sendo assim, conheça os principais!

Benefícios

  1. Melhora a saúde dos olhos

O urucum é rico em carotenoides e vitamina A, substancias importantes para manter a boa saúde da visão, além de proteger os olhos e evitar problemas de cegueira noturna. 

  1. Combate o envelhecimento da pele

O fruto também possui flavonoides e tocotrienóis, além dos carotenoides, que contém importante ação antioxidante e que, por isso, ajudam a prevenir e combater o envelhecimento precoce provocado pela ação dos radicais livres, que provocam danos nas células.

  1. Controla a pressão arterial

O urucum é rico em potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial, promovendo o relaxamento dos vasos sanguíneos. Além disso, o magnésio presente no urucum age como um bloqueador natural dos canais de cálcio, inibindo a liberação de neurotransmissores, responsáveis por aumentarem a pressão arterial.

  1. Melhora o sistema digestivo

Por ser rico em fibras, as folhas e as sementes do urucum ajudam a melhorar o funcionamento do sistema digestivo, contribuindo para uma boa digestão e para melhorar a absorção de nutrientes pelo intestino.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS