Conecte-se conosco

Saúde

Perigo doce: Adoçantes e a surpreendente ameaça à saúde!

Pesquisadores descobrem que o eritritol, adoçante artificial, é capaz de causar derrame e até mesmo ataque cardíaco.

Publicado

em

Muitas pessoas pensam que o adoçante é a melhor opção para a saúde em vez do açúcar. No entanto, uma pesquisa feita na Cleveland Clinic provou que um adoçante artificial bastante conhecido, o eritritol, aumenta significativamente os riscos de derrame e até mesmo ataque cardíaco.

Todos os resultados da investigação feita pelos cientistas foram publicados na revista Nature Medicine. A pesquisa foi realizada da seguinte forma: mais de 4 mil pessoas da Europa e Estados Unidos foram analisadas pelos especialistas.

Os candidatos precisaram consumir uma bebida em que continha determinada quantidade de eritritol encontrada em inúmeros alimentos processados. Sendo assim, os cientistas descobriram, no sangue das pessoas, níveis muito altos do adoçante.

Os pesquisadores também foram atrás dos efeitos que o adoçante artificial poderia causar nas pessoas e usaram amostras de sangue e plaquetas isoladas para isso. O que descobriram foi impressionante: o adoçante fez com que as plaquetas formassem coágulos.

Isso quer dizer que os candidatos que continham um alto nível de eritritol no sangue tinham mais chances de desenvolver um derrame, ataque cardíaco e similares, uma constatação bastante preocupante.

Adoçante x açúcar

É comum vermos o açúcar sendo substituído pelo adoçante artificial, principalmente por pessoas que possuem obesidade, diabetes e outras doenças. Mas vale lembrar que esses indivíduos também correm o mesmo risco que outros ao consumi-lo.

De acordo com o artigo publicado na revista, o eritritol é feito à base da fermentação de milho e 70% tão doce quanto o açúcar. Depois de ingerido, o organismo também não consegue fazer a metabolização com eficiência, por isso vai até o sangue e sai pela urina.

Hoje em dia existe uma grande variedade de adoçantes, por isso mesmo os cientistas viram necessidade de ir atrás de mais respostas para saber os efeitos dos componentes no longo prazo e qual o impacto podem gerar na população.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS