Conecte-se conosco

Saúde

Perigo iminente: Por que a sua família está em risco ao usar potes de sorvete para guardar comida!

Quase todo mundo usa potes de sorvete para armazenar alimentos, mas a OMS alerta para os perigos dessa prática aparentemente inofensiva.

Publicado

em

Quem nunca se decepcionou ao abrir a geladeira, dar de cara com um belo pote de sorvete e depois constatar que era apenas feijão que atire a primeira pedra!

Esses recipientes são muito utilizados nos lares brasileiros para armazenar os mais diversos alimentos e já foram a causa do lamento de muita gente que se deparou com a situação descrita acima.

Apesar desses itens ajudarem na organização da comida, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), tal prática pode ser perigosa para a saúde. Vamos descobrir os motivos, a seguir.

Por que não devemos usar potes de sorvete para essa finalidade?

Criatividade não falta na hora de dar uso para esses produtos, mas os médicos alertam para a alta possibilidade de proliferação de germes, bactérias e demais microrganismos nocivos para a saúde humana.

E não adianta lavar os itens regularmente, seja com o que for. Eles jamais estarão 100% livres de infestações e sempre haverá algum risco.

Uma solução para contornar a situação seria trocar os potes de sorvete por itens mais adequados. Hoje em dia, existem recipientes projetados especificamente para preservar comida, sendo os substitutos mais adequados para a função. A principal dica dos médicos é optar sempre por bens atóxicos, compostos por material esterilizado e lavável.

Lembrando também que a mesma regra também se aplica para as garrafas PET, constantemente usadas para suportar água, suco, refrigerante, chá e demais líquidos.

O perigo de contaminação é basicamente o mesmo, e um quadro de intoxicação alimentar é algo muito sério. Dependendo da substância que infectar o organismo, o paciente pode até mesmo vir a óbito.

Uma das bactérias mais perigosas que pode se instalar na sua geladeira é a conhecida (e letal) salmonella. De acordo com o Ministério da Saúde, as suas vias de infecção se dão através de alimentos e fezes de animais.

Ela também é a principal causadora da febre tifoide e da salmonelose não tifoide. Para se prevenir, deve-se higienizar muito bem as mãos antes de manipular a comida e manter os perecíveis sempre bem conservados. Por isso, é tão importante se atentar aos recipientes.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS