Finanças
Pessoas estão tendo dificuldade na adesão de financiamento para veículos. Entenda
Sete a cada dez pedidos de financiamentos estão sendo recusados pelos bancos. Entenda por que as instituições estão tão receosas.
Quando o assunto é relacionado ao financiamento de carros, as coisas passam a ficar muito mais complicadas do que o normal. Sete a cada dez pedidos de financiamentos estão sendo recusados pelos bancos. Isso está acontecendo devido à grande preocupação em relação às possíveis faltas de compromisso mediante o cenário financeiro das famílias brasileiras, uma vez que mais de 79% dos brasileiros possuem dívidas.
Essa é a razão que o levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou em agosto. Além disso, o poder de compra das famílias vem diminuindo drasticamente. Como consequência disso, a falta de pagamento não para de crescer no país.
Recusando as solicitações de financiamento
A grande parte do mercado automotivo está lutando constantemente para se recuperar dos grandes prejuízos adquiridos durante a pandemia da covid-19. Sendo assim, há uma enorme quantidade de novas ofertas em cima de veículos novos.
No entanto, o ponto-chave agora encontra-se no fato de encontrar pessoas que possuam condições financeiras adequadas para arriscar realizar uma aquisição tão alta, colocando em risco uma grande parte do orçamento.
A melhor tentativa possível é buscar por financiamentos, porém os bancos não estão muito interessados em disponibilizar altas quantias. Isso porque, nesse exato momento, há um risco de endividamento muito maior do que há tempos, principalmente no cenário crítico em que vivemos. Mas, como resultado de toda essa insegurança, apenas sete a cada dez pedidos de empréstimo são recusados.
A tentativa mais coerente para aqueles que necessitam de um veículo para trabalhar ou que não desejam enfrentar o transporte público, que a cada dia que passa se encontra ainda mais precário, em especial nas cidades menores, é estar ciente de que a melhor opção é buscar por um veículo seminovo ou usado.
No entanto, há aqueles que têm buscado pela ajuda de amigos e familiares na hora de conseguir o crédito necessário, mesmo que o veículo venha a ser seminovo, o qual também entra para alista de itens que teve seu valor para acompanhar o preço dos modelos zero quilômetro.
A realização de um financiamento sempre foi um grande obstáculo justamente por causa do risco de haver um número maior de inadimplência. Embora muitos façam uso de um veículo para trabalhar, o carro ainda pode continuar pertencendo à lista de itens que não são prioridades, principalmente em momentos de maior aperto financeiro.
É por essa razão que os bancos estão mais receosos ao liberar o crédito para os consumidores. Eles acreditam que o compromisso com o pagamento do carro não está em primeiro lugar na lista de responsabilidades do cidadão.

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia21 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira1 dia atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia10 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio7 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia3 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora