Conecte-se conosco

Economia

Petrobras anuncia redução no valor do gás de cozinha! Entenda!

O preço médio do gás liquefeito de petróleo, será reduzido a partir do dia 13 de setembro de 2022. Acompanhe o que aconteceu!

Publicado

em

gás-de-cozinha

Ao que tudo indica, o preço médio do gás liquefeito de petróleo, imposto pela Petrobras concomitante às distribuidoras, será reduzido a partir do dia 13 de setembro de 2022. Em suma, conforme aponta a estatal, o valor do kg irá passar de R $4,23 para R $4,03.

Levando em consideração essa redução, o valor do reajuste representa uma baixa de 4,7%. Além disso, é importante enfatizar que essa já é a segunda redução consecutiva no preço do gás de cozinha. No mês de abril deste ano, já havia ocorrido uma queda no valor do quilo do gás em vinte e cinco centavos.

No entanto, antes da primeira baixa, os preços estavam mantendo uma trajetória contínua de aumento. Somente no mês de julho do ano de 2021, ocorreu um aumento em torno de 6% no valor do gás de cozinha. Já em outubro, o valor chegou a ter um aumento de 7,2% e em março, o aumento foi de 16,1%.

De acordo com a Petrobras, o preço médio de 13kg, o botijão padrão que está praticamente na cozinha de todos os brasileiros, corresponde à capacidade de um botijão doméstico, ou seja, capacidades domésticas, como cozinhar, esquentar água e utilizar o forno.

No entanto, mesmo que tenha ocorrido essa redução, é preciso deixar claro que ainda não se sabe qual será o valor repassado aos consumidores, uma vez que existem outro fatores que influenciam no preço do botijão de gás, sendo esses os impostos que incidem sobre o GLP (gás de cozinha), bem como as margens de lucro das distribuidoras que trabalham no repasse desse produto.

Não obstante, além da redução do GLP, a Petrobras também fez o anúncio nas últimas semanas acerca da queda da gasolina e do diesel, na querosene de aviação e na gasolina de aviação, também.

Esses reajustes refletem diretamente as variações do mercado internacional, uma vez que a política de preço da Petrobras baseia-se na Política de Preços de Paridade de Importação (PPI), adotada pelo governo do ex-presidente Michel Temer.

Em vista disso, é importante salientar que, na semana passada, pela primeira vez depois de períodos nebulosos, o preço do barril de petróleo tipo brent, utilizado como referência para estipular os valores, acabou tendo uma queda passando a custar 90 dólares.

Ao que tudo indica, um cenário de estabilização econômica vem transmutando-se no mundo e está começando a surtir efeitos na economia brasileira também.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS