Conecte-se conosco

Empresas

Petrobras atualiza mercado sobre arrendamento de Terminal de Regaseificação de GNL

A Excelerate apresentou todos os relatórios

Publicado

em

A Petrobras atualizou o mercado na tarde desta segunda-feira (21), por meio de comunicado, que tratou acerca de arrendamento de Terminal de Regaseificação de GNL.

Também disse que foi realizada dia 114 a Sessão Pública presencial para abertura das propostas comerciais dos licitantes interessados no arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia (TR-BA) e instalações associadas, tendo comparecido a empresa Excelerate Energy Comercializadora de Gás Natural Ltda.

E acrescentou: “a Excelerate apresentou todos os relatórios e declarações necessários para aceitação do envelope contendo sua proposta comercial nos termos do Edital. A Comissão de Licitação verificou que se tratava de uma proposta vinculada à inclusão de nova condição rescisória, ainda que a empresa tenha assinado a Declaração Unificada declarando expressamente a aceitação de todos os termos do Edital”, informou.

Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro

Petrobras

Ainda de acordo com o documento, dada a oportunidade de remoção da condição adicional, a empresa manteve seu posicionamento.

“Nesse sentido, a proposta apresentada pela Excelerate foi desclassificada durante a etapa de verificação de sua efetividade, com base nos itens 3.2.5.5 e 5.1 do Edital”. E acrescentou que a Excelerate possui 5 dias úteis para a apresentação de recurso administrativo, cujo prazo se encerrará em 28 de junho.

“O arrendamento está alinhado com a estratégia da companhia de melhoria na sua alocação do capital e da construção de um ambiente favorável à entrada de novos investidores no setor de gás natural”, informou.

O terminal

O TR-BA consiste em um píer tipo ilha com todas as facilidades necessárias para atracação e amarração de um navio FSRU (Floating Storage and Regasification Unit) diretamente ao píer e de um navio supridor a contrabordo do FSRU.

A transferência de GNL é feita diretamente entre o FSRU e o supridor na configuração side by side. A vazão máxima de regaseificação do TR-BA é de 20 milhões m³/d (@ 1 atm e 20°C). O FSRU não faz parte do processo de arrendamento do TR-BA.

“O gasoduto integrante do terminal possui 45 km de extensão e 28 polegadas de diâmetro, interligando o TR-BA a dois pontos de entrega, a Estação Redutora de Pressão de São Francisco do Conde e a Estação de Controle de Vazão de São Sebastião do Passé”, elencou.

E disse mais: “estão também incluídos no escopo da transação os equipamentos para geração e suprimento de energia elétrica localizados no Terminal Aquaviário de Madre de Deus (TEMADRE), integrantes do TR-BA.”

A Petrobras está listada na bolsa brasileira (B3) sob o ticker PETR4.

Veja o documento:

Petrobras atualiza mercado sobre arrendamento de Terminal de Regaseificação de GNL

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS