Empresas
Petrobras (PETR4): investidor reclama e gera nova investigação por parte da CVM
Pela lei societária, empresas listadas em bolsa como a Petrobras devem comunicar informações importantes por meio de um fato relevante
A Petrobras (PETR4) está no centro das atenções e as notícias se afunilam acerca da estatal. Após a reclamação de um investidor, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) abriu investigação contra a petroleira. Trata-se do segundo processo de checagem em uma semana.
A queixa do investidor chega na esteira do conflito envolvendo a troca de comando da companhia, conforme anunciado pelo presidente Bolsonaro que indicou o general Joaquim Silva e Luna para o lugar do atual CEO Roberto Castello Branco.
Conforme registro no website do regulador do mercado de capitais, o processo foi aberto pela superintendência de relações com empresas, após a reclamação de um investidor.
Na segunda-feira, a CVM já havia tornado público que abriu investigação envolvendo a estatal após notícias sobre a troca no comando provocarem queda nas ações da estatal de cerca de 20% na Bovespa.
Pessoas em frente à sede da Petrobras, no Rio de Janeiro
Petrobras: Lei Societária
Pela lei societária, empresas listadas em bolsa como a Petrobras devem comunicar informações importantes por meio de um fato relevante, o que não aconteceu. Além disso, mudanças dos principais executivos das empresas devem ser aprovadas pelo conselho de administração, o que também ainda não houve.
Ações
A companhia conseguiu voltar à superfície e liderou a recuperação do Ibovespa ao longo desta terça-feira (23), um dia após perder mais de R$ 70 bilhões em valor de mercado e arrastar a bolsa para baixo, conforme ontem, quando o balcão recuou quase 5% no fechamento.
Segundo a Reuters, às 11h49 o Ibovespa subia 0,48%, a 113.209,8 pontos. Na máxima, mais cedo, chegou a 114.406,69 pontos, mas perdeu o fôlego após a abertura de Wall Street. O volume financeiro somava 12,45 bilhões de reais.
O Ibovespa caiu 4,87% na segunda-feira, a 112.667,70 pontos, maior queda percentual diária desde abril do ano passado, com investidores enxergando aumento relevante do risco de interferência do governo em estatais.
Veja PETR4 na Bolsa:

-
Tecnologia2 dias atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Finanças1 dia atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Curiosidades2 dias atrás
Afinal, para quem vai a herança do papa Francisco?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ser educado com o ChatGPT custa mais do que você imagina, diz CEO da OpenAI
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Empresas1 dia atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin
-
Criptomoedas1 dia atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Tecnologia23 horas atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco