Economia
PIB da zona do euro ganha força e tem alta acima do esperado no 3º trimestre
Preços ao consumidor continuaram a cair em outubro, pressionados pela queda nos custos de energia, o que compensou o aumento nos preços de alimentos.
A economia da zona do euro teve uma forte recuperação no terceiro trimestre, superando as expectativas para o período depois da contração provocada pela pandemia nos três meses anteriores, devido principalmente ao salto na Itália, França e Espanha, segundo dados preliminares divulgados pela agência de estatísticas da UE.
No entanto, os preços ao consumidor continuaram a cair em outubro conforme o esperado, de acordo com a Eurostat. O resultado foi pressionado pela queda dos custos de energia, apesar da alta nos preços de alimentos, álcool e tabaco.
A agência informou que o Produto Interno Bruto (PIB) nos 19 países que tem o euro como moeda saltou 12,7% entre os meses de julho e setembro na comparação com o trimestre anterior. Nos três meses anteriores, foi registrada uma contração de 11,8%. A expectativa em pesquisa da Reuters era de avanço de 9,4% no período.
Por outro lado, considerando a base anual, a produção econômica da zona do euro recuou 4,3%, depois de contração de 14,8% no segundo trimestre.
Em outubro, os preços ao consumidor caíram 0,3% sobre o ano anterior, conforme esperado por economistas consultados pela Reuters, sendo esta a mesma taxa de setembro. Na base mensal houve alta de 0,2%.
Os preços de energia despencaram 8,4% na comparação anual, compensando assim o aumento de 4,3% nos preços dos alimentos não processados.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia10 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política13 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira