Conecte-se conosco

Curiosidades

Pipoca mágica: Será a manteiga o segredo do sabor de cinema?

Sente confortavelmente em sua cadeira e pegue o balde de pipocas, pois você irá saber o que é a “manteiga” utilizada nas pipocas de cinema.

Publicado

em

Idas ao cinema! Que passeio maravilhoso. É só fechar os olhos e relembrar esses momentos que o cheiro das pipocas quentinhas já se faz presente.

Ir ao cinema é sinônimo de escolher um bom filme em cartaz, a sua poltrona favorita da sala e, é claro, pegar o maior balde de pipoca que conseguir.

É difícil explicar, mas a pipoca vendida nos cinemas é simplesmente espetacular e ninguém consegue copiar seu sabor tentando fazê-las em casa!

Se você já reparou, quando você pede aquela manteiga extra a mais, o líquido colocado nas pipocas está longe de parecer a manteiga derretida que estamos acostumados.

Talvez o motivo seja justamente esse, a manteiga que temos em casa e a que vemos no cinema, não são a mesma coisa. Antes de mais nada, esse “ingrediente secreto” é sem glúten e também é vegano! Mas a partir dessa parte, as notícias podem não ser tão boas.

O que faz a pipoca de cinema especial?

Iremos começar falando do Flavacol. Esse é um ingrediente que você, com certeza, não sabe que é utilizado na pipoca de cinema. Ele é adicionado junto ao milho antes do preparo.

O Flavacol nada mais é que uma espécie de sal bem mais fino que o comum, feito para aderir a pipoca quando ela estourar. Para além disso, tem o sabor de manteiga e deixa as pipocas com uma leve coloração amarelada, para dar a impressão de manteiga, mesmo que não haja o produto.

Esse ingrediente não possui nada de carboidrato, gordura ou calorias. Por outro lado, quando falamos de sódio… Uma colher de chá de Flavacol possui cerca de 2,780 mg de sódio.

Tudo bem. Mas quando você vai ao cinema, é possível ver o atendente da lanchonete colocando algo semelhante a manteiga em sua pipoca. Se isso não é manteiga, o que é?

Esse nada mais é do que uma mistura que contém óleo de soja hidrogenado e mais alguns componentes químicos. O que pode ser um pouco chocante é que essa mistura utilizada na pipoca possui ainda mais calorias que a manteiga real.

Mas porque simplesmente não usar manteiga? Isso é porque a mistura possui menos água, o que possibilita que as pipocas não fiquem molengas quando se joga a calda por cima.

Agora você já sabe o que é utilizado no cinema para que a pipoca fique com um gosto tão característico e o motivo pelo qual você não consegue reproduzir a receita em casa.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS