Conecte-se conosco

Economia

Novo PIS/Pasep: Calendário de pagamentos já está disponível?

Pagamentos previstos para meados deste ano foram adiados. Governo muda regras de repasses e prevê um novo cronograma de liberações. Confira!

Publicado

em

PIS/PASEP

Um dos benefícios mais aguardados todos os anos pelos trabalhadores com carteira assinada é o abono salarial PIS/Pasep. De acordo com as regras do programa, os assistidos podem garantir até um salário mínimo em dinheiro extra.

Leia mais: PIS/Pasep: Abono começa em breve e vai pagar atrasado de 2021

Em relação ao próximo calendário, previsto para entrar em vigor no começo de 2022, a expectativa é ainda maior, visto que o PIS/Pasep a ser pago neste ano acabou sendo adiado para o seguinte. A decisão foi anunciada há alguns meses pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

Sendo assim, para a nova rodada, serão considerados os meses trabalhados formalmente no ano-base 2020. O anúncio fez muitas pessoas se questionarem a respeito do novo calendário de pagamento do abono salarial PIS/Pasep.

Mas, afinal, já existem datas disponíveis para os saques?

A resposta é não! Até o momento, não foram divulgadas as datas de pagamento do programa. As previsão é que o calendário PIS/Pasep seja anunciado em janeiro. O prazo foi estabelecido para que o governo consiga de antemão analisar as informações recebidas pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Os dados coletados, e enviados em outubro pelos empregadores, permitem que o governo identifique quem são os trabalhadores com direito ao PIS/Pasep. Ou seja, é a partir daí que são definidos aqueles com direito aos pagamentos do programa.

Para saber se tem ou não acesso ao benefício a partir do ano que vem, o trabalhador pode consultar a disponibilidade do abono salarial nos seguintes canais de atendimento:

Para quem é trabalhador de empresa privada (PIS):

Para quem é servidor público (Pasep):

  • Por meio dos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS