Conecte-se conosco

Bancos

Pix automático vem aí! Banco Central confirma novidade para abril de 2024

Publicado

em

O Banco Central confirmou na última quarta-feira (21) que o Pix automático será uma realidade, em breve. De acordo com a instituição, a novidade será adotada no Brasil a partir de abril de 2024.  

A nova forma de transferência permitirá pagamentos programados, com autorização do usuário, assim como ocorre no caso de débitos automáticos.  

As regras do novo modelo serão divulgadas em setembro deste ano e o desenvolvimento do sistema ocorrerá entre outubro e fevereiro, com fase de testes prevista para março.  

A criação do Pix automático deve facilitar aqueles pagamentos recorrentes, como contas de energia, água e telefone, assim como mensalidades de produtos parcelados e serviços diversos, como academias, serviços de streamings e cursos de língua.

Diferença  

Ao contrário do débito automático, que requer convênios bilaterais com múltiplas instituições, o Pix automático não exigirá esse tipo de acordo. Essa será uma diferença básica, que deve ser melhor detalhada pelo Banco Central no futuro.

O Pix se popularizou rapidamente no Brasil. Hoje, já são mais de 149 milhões de usuários e 613,7 milhões de chaves cadastradas no Diretório de Identificadores de Contas Transnacionais (Dict).  

Nos dias 6 e 7 e junho, por exemplo, foram registradas quase 250 milhões de transações pelo Pix, o que configura um novo recorde registrado pelo Banco Central.  

Recuo

O serviço foi notícia nos últimos dias, também, depois que o governo federal pediu que a Caixa recuasse da decisão de cobrar pessoas jurídicas pelas operações via Pix.  

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que conversou com a presidente do banco, Rita Serrano. Ela informou que a única instituição que ainda não fazia essa cobrança era a Caixa e que se tratava de uma questão de tecnologia.  

A repercussão negativa, no entanto, surpreendeu a direção do banco. Após orientação do Palácio do Planalto, a Caixa decidiu recuar e cancelar o plano de cobrança.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS