Conecte-se conosco

Economia

PIX Caminhoneiro e Auxílio Taxista podem não ser mantidos em 2023

As propostas sugeridas pelo governo de transição para o PIX Caminhoneiro e o Auxílio Taxista podem não ser o esperado pelas classes.

Publicado

em

Após a vitória nas eleições, o presidente eleito para os próximos quatro anos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende seguir por caminhos diferentes do atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), e um dos impasses é a definição sobre a continuação dos programas PIX Caminhoneiro e Auxílio Taxista.

Até o momento, os conselheiros que estão fazendo parte da transição de governo ainda criaram hipóteses para a continuação dos programas e também não há nenhuma informação efetiva que esteja ocorrendo pelos bastidores sobre esse assunto, o que indica uma grande possibilidade de que a continuação do pagamento não seja posta em pauta.

Se o que tem sido esperado na transição de governo se tornar algo concreto, o PIX Caminhoneiro e o Auxílio Taxista não serão levados para os próximos anos.

Caminhoneiros e taxistas seriam negligenciados pela decisão do governo Lula?

Cerca de 400 mil caminhoneiros espalhados pelo Brasil recebem o benefício desde agosto deste ano, sendo repassado o valor de R$ 1 mil na conta dos trabalhadores da área.

A proposta é que o pagamento seria até o mês de dezembro de 2022, ainda que o presidente Bolsonaro continuasse no governo. A previsão para o fim do recebimento seria até este ano. A PEC dos Benefícios relatou a data do término para o auxílio dos caminhoneiros.

Por sua vez, o Auxílio Taxista, que também estava incluso na PEC dos Benefícios, recebido por cerca de 300 mil taxistas de todo o Brasil, também deixaria de ser pago em dezembro. Da mesma forma, o benefício para os taxistas começou a ser repassado em agosto deste ano, com características semelhantes ao PIX dos Caminhoneiros.

Em caso de reeleição, o presidente Bolsonaro não havia se programado para continuar com o os dois benefícios e por conta disso já era esperado que o governo Lula não fosse dar continuidade também. Por conta disso, os caminhoneiros e taxistas não estão sendo negligenciados; eles estavam cientes de que o valor extra seria encerrado em dezembro de 2022.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS