Conecte-se conosco

Agronegócio

Plantando hoje pra colher amanhã: veja como cultivar lichia

Saborosa e de aparência peculiar, a lichia pode ser propagada a partir do caroço. Veja como é fácil fazer o seu plantio e aproveite!

Publicado

em

A lichia é uma fruta muito peculiar, de aparência rústica e sabor adocicado. A fruta, apesar de saborosa e rica em fibras, vitaminas e compostos antioxidantes, não possui preço tão acessível. Por isso, se vc aprecia lichia, saiba que é perfeitamente possível cultivar a planta em casa, e o melhor, utilizando caroços da fruta. Assim, você terá lichias orgânicas fresquinhas à disposição, para gozar de todos os benefícios que o alimento oferece para a saúde.

Curtiu? Então fique atento às dicas para cultivo da planta.

Reprodução: Freepik

Propagação e plantio

1. Para começar, separe alguns caroços da fruta. Lembre-se que eles precisam estar livres da polpa branca. Sendo assim, lave bem. Depois, é só deixá-los secar por, pelo menos, dois dias para plantar em algum vaso.

2. O segundo passo inclui ficar atento à escolha do vaso. Desse modo, escolha um vaso grande, que tenha de 40 a 50 L no mínimo. O recipiente também deve apresentar orifícios de drenagem para o escoamento de água. Coloque uma camada de pedriscos ou argila expandida no fundo do vaso antes de preencher com terra.

3. Prepare o substrato para o plantio. O solo mais indicado, nesse caso, tem que ser drenável e rico em matéria orgânica. Além disso, sempre tenha adubos à sua disposição para utilizar a cada três meses. Assim, você garante todos os nutrientes necessários para o crescimento da planta.

4. Plante os caroços no vaso com terra. Separe cerca de quatro a cinco sementes e coloque-as deitadas com dois a três dedos abaixo da terra para as raízes terem espaço suficiente para crescerem. Depois, é só umedecer com água filtrada e tampar. Lembre-se de colocar o vaso no sol.

5. Cuide diariamente da planta, regando sempre que o solo estiver seco. Além disso, adube periodicamente e fique atento à poda e a possíveis pragas.

Em até um mês, as sementes começam a germinar. Tenha paciência, já que o processo é lento. Com o passar do tempo, as folhas e o caule irão aparecer. Os frutos, contudo, nascem somente depois de 10 ou 12 anos, a depender das condições de cultivo.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS