Automobilística
Pneus blindados: resistência a furos, balas e muito mais; conheça o UPTIS da Michelin
O UPTIS, pneu criado pela Michelin, é à prova de furos. Por não utilizar ar, pode continuar rodando até mesmo após um tiro.
Até mesmo os policiais europeus estão de olho no pneu à prova de furos criado pela Michelin. Este não utiliza ar, e, dessa forma, mesmo se levar um tiro, pode continuar rodando normalmente, sendo perfeito para viaturas policiais.
Os pneus são componentes essenciais para os veículos, no entanto, conforme o tempo passa, eles também vêm avançando. Uma das maiores novidades do mercado é o UPTIS (sigla para Sistema Único de Pneu à Prova de Furos, em português), criado pela marca francesa Michelin.
Foto: Divulgação / Michelin
Já imaginou um pneu que não te deixe na mão? Este não utiliza ar, portanto, furos nesse componente não te impedirão de continuar a viagem. Essa novidade atrai olhares curiosos.
Esse novo pneu está quase pronto para circular nas ruas ao redor do mundo. Recentemente, foi aprovado como seguro para dirigir em baixas velocidades nas cidades.
Mas os testes não acabaram por aí, e esse pneu incrível passou em mais um deles. Não é só em baixas velocidades que esses pneus se mostraram seguros. Recentemente, eles também foram aprovados em velocidades de até 210 km/h!
Motoristas comuns geralmente não dirigem tão rápido. No entanto, os testes foram realizados a pedido da polícia europeia. Afinal, devemos concordar que eles seriam ótimos para viaturas policiais.
A Michelin informou que a polícia europeia tem interesse em utilizar esses pneus em suas viaturas. Isso porque uma das táticas de fuga dos bandidos é atirar nos pneus do veículo para impedir a perseguição de continuar, explica o vice-presidente sênior da Michelin, Bruno de Feraudy.
Esse pneu à prova de furos também se mostra à prova de tiros, já que não precisa de ar para circular e pode continuar a viagem sem problemas.
Apesar de não terem sido fornecidos detalhes sobre os testes dos pneus em alta velocidade, foi dito que viaturas comuns foram utilizadas.
Pneu antifuro?
Essa novidade foi anunciada em 2017 como uma parceria entre a Michelin e a General Motors. Até agora, todos que testaram em primeira mão os pneus aprovaram.
Esse pneu não utiliza ar, portanto, livra os motoristas de uma grande dor de cabeça, os furos. Além disso, aumenta a segurança e causa menos transtornos aos motoristas.
Esses pneus seriam de ótimo uso para veículos comerciais e para carros autônomos, já que esses últimos, em caso de pneus furados, não possuem um motorista para trocar a peça.
De acordo com os planos da Michelin, esse pneu deverá chegar às prateleiras até o final de 2024 e será distribuído em grande escala. Sobre os valores, ainda não há estimativas.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%