Automobilística
Pneus do futuro estão próximos: Conheça os modelos sem ar e sem furo
Produtos, que estão prestes a entrar no mercado, prometem revolucionar a durabilidade dos pneus contra avarias externas.
A Michelin e a Pirelli – duas grandes fabricantes de pneus – estão se preparando para lançar no mercado dois modelos de pneus que prometem acabar de vez com a ida ao borracheiro. Isso porque os produtos contam com tecnologias que garantem maior durabilidade da peça.
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No caso da Pirelli, o lançamento são os três novos pneus das famílias Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT, que englobam tanto os hatches mais compactos como as SUVs, cujas rodas variam entre 16 e 19 polegadas de diâmetro.
A tecnologia aplicada recebeu o nome de Seal Inside, que traz uma massa vedante na parte interna do veículo capaz de vedar furos de até 4 mm de diâmetro, como um prego por exemplo, com o carro ainda em movimento. Além de não precisar parar, o pneu também não chega a perder a pressão.
Sem ar: Conheça o conceito Uptis da Michelin
A Michelin é outra empresa que também apresentou um conceito de pneu resiste a furos, neste caso, trata-se do pneu sem ar, chamado de Michelin Uptis. Todo o seu conjunto substitui a dupla roda e o pneu. Além disso, sua rigidez não é estabelecida pela pressão de ar interna ou da resistência de sua estrutura externa, mas por meio de raios.
Além de se tornar mais resistente, não é necessário fazer sua calibração após avarias, visto que que não há necessidade de manter ar dentro do produto. O Michelin Uptis conta ainda com um sistema de rodagem convencional, cujas laterais são vazadas. Sua sustentação é feita por meio de lâminas resistentes de fibra de vidro com cobertura de borracha. Isso torna a peça flexível e com uma segunda “camada” de amortecimento.
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