Automobilística
Pneus têm prazo de validade? Veja o que diz o especialista
Em um mundo inundado de informações e opiniões, discernir os fatos das falácias tornou-se uma tarefa árdua, especialmente quando se trata da durabilidade dos pneus. Entre os equívocos que se propagam nas redes sociais, a Pirelli, renomada fabricante de pneus, decidiu abordar de frente as principais dúvidas de seus consumidores.
A primeira lição que a Pirelli enfatiza é o segredo inegável para uma longa vida dos pneus: o cuidado. A calibragem semanal, feita a frio e de acordo com as orientações da montadora, não só prolonga a vida útil dos pneus, mas também aumenta a segurança no trânsito, protegendo você e todos os que compartilham a estrada.
A durabilidade dos pneus também é intrinsecamente ligada à maneira como se conduz o veículo. Freadas abruptas, terrenos acidentados e negligência na calibragem são alguns dos fatores que desgastam prematuramente os pneus.
Uma afirmação frequentemente ouvida é que os pneus têm uma data de validade definida. No entanto, a realidade é que qualquer afirmação que atribua um prazo fixo à vida útil dos pneus está equivocada. Isso ocorre devido à confusão entre validade e garantia.
Roberto Falkenstein, consultor de tecnologias inovativas da Pirelli, esclarece a diferença entre garantia e validade.
“A validade do pneu é indeterminada, motivo pelo qual não consta uma data de validade no produto. No caso da Pirelli, damos cinco anos, ou 60 meses, de garantia a partir da data da compra dos pneus, porém é plenamente possível que o produto ainda esteja em boas condições mesmo após o término da garantia”, afirma.
Ele ressalta que a validade dos pneus está relacionada a diversos fatores, incluindo a forma de armazenamento. Armazenagem inadequada pode resultar em deformações e perda de propriedades da borracha. É crucial evitar o contato dos pneus com derivados de petróleo e produtos químicos que possam deteriorar suas composições.
A Pirelli incentiva os consumidores a adquirirem seus produtos em revendedores autorizados, pois o cuidado desde a compra é fundamental.
“É bom se atentar a possíveis danos aos pneus pelo uso, tais como protuberância, deformação, além de cortes, abrasões e abaulamento do pneu, ou sinais de envelhecimento dele, que depende muito de como ele foi cuidado, tais como rachaduras e ressecamento. Por esse motivo, recomendamos inspeções regulares por especialistas”, conclui Falkenstein.
Em meio ao cenário repleto de informações enganosas, a Pirelli se destaca ao esclarecer os mitos e verdades sobre a durabilidade dos pneus, lembrando-nos que a manutenção responsável é a chave para prolongar a vida e a performance dos pneus.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos23 horas atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção