Conecte-se conosco

Agronegócio

Poder das raízes aéreas: Domine de vez o replantio de orquídeas para seu crescimento

Publicado

em

As orquídeas são plantas muito apreciadas pela sua beleza e variedade de cores e formas. Mas, você sabia que existem diferentes tipos dessa flor, variando até mesmo o seu modo de crescimento? As orquídeas epífitas, por exemplo, são aquelas com as raízes aéreas.

Assim, essas orquídeas utilizam suas raízes como âncoras, se afixando em outras plantas, troncos e galhos, mas, como ela não penetra em seu apoio, ela não é uma espécie invasora ou parasitária, podendo conviver em harmonia com outras espécies.

Esse tipo de orquídea está se tornando cada vez mais popular nos jardins do mundo. No Brasil, não seria diferente, principalmente porque por aqui temos basicamente as condições perfeitas de umidade e de temperatura para esse tipo de flor.  

Se você tem um desses exemplares, é fundamental saber quando é a hora de replantar essas orquídeas, principalmente caso ela tenha sido cultivada em um vaso. Além disso, é muito importante saber como fazer isso, já que o procedimento pode ser um pouco complicado.

Como e quando replantar orquídeas epífitas?

Normalmente, o ideal é fazer o replantio após aproximadamente dois anos, garantindo assim um novo valor nutricional ao solo. Essa troca de vaso deve ser feita apenas após a floração, período em que a planta entra em um estado de dormência.

Para realizar o procedimento, mergulhe o recipiente da planta em água fresca por meia hora, pois isso auxilia a amolecer e soltar o solo, facilitando a separação e remoção de raízes. Feito isso, confira o passo a passo para replantar sua orquídea aérea corretamente:

  • Remova a planta do vaso com seus dedos;
  • Analise sua orquídea e corte quaisquer raízes que pareçam murchas ou marrons;
  • Coloque a planta sobre uma toalha de papel ou pano seco;
  • Prepare o novo vaso, de preferência como aberturas adicionais ou de argila, já que absorvem bem a umidade;
  • Você pode usar o vaso antigo, caso queira, desde que esteja bem limpo;
  • Coloque a orquídea no vaso e preencha com o material de cultivo;
  • Permita a recuperação da planta em um local fresco com boa circulação de ar e evitando a rega por alguns dias;
  • Quando notar que ela está crescendo novamente, volte à manutenção regular.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS