Tecnologia
Polêmica! WhatsApp é acusado de ativar microfone do celular sem autorização
Relatos e prints mostrando as ativações indevidas se multiplicaram no Twitter. Até Elon Musk entrou na história. Veja a resposta do app!
O WhatsApp está sendo alvo de uma acusação grave. Relatos de usuários começaram a surgir na internet, desde a semana passada, principalmente em publicações feitas no Twitter.
O aplicativo estaria ativando o microfone de celulares Android sem a devida autorização dos usuários, e isso estaria acontecendo, até mesmo, em momentos em que o app não está sendo usado.
A brecha de privacidade teria ocorrido em modelos específicos de smartphones, a exemplo do Pixel 7 Pro, do Google. Esse é o caso, por exemplo, do engenheiro Foad Dabiri, que foi quem fez a primeira publicação sobre o caso.
Denúncia
O profissional publicou um print que demonstra a linha do tempo de uso do microfone do celular. As várias ativações feitas pelo WhatsApp aconteceram durante a madrugada, enquanto ele estava dormindo.
“O WhatsApp tem usado meu microfone em segundo plano, enquanto eu dormia e desde que acordei, às 6h (e essa é só uma parte da linha do tempo!) O que está acontecendo?“, escreve ele no Twitter.
Veja o print:
Outros relatos
A publicação de Foad Dabiri repercutiu, rapidamente, na rede. Até Elon Musk compartilhou o relato do engenheiro. Não demorou para surgirem outros usuários denunciando o mesmo problema e também com imagens para comprovar.
Além dos celulares da linha Pixel, o mesmo foi verificado em aparelhos da Samsung, como o Galaxy S23 e S22 Ultra. Todos eles rodando o sistema operacional Android 13.
Bug?
De imediato, surgiu a suspeita de que pudesse ser algum bug do aplicativo do WhatsApp. Diante da enorme repercussão, a plataforma se pronunciou oficialmente.
A justificativa apresentada pelo WhatsApp foi de que teria ocorrido uma falha de software no sistema Android, mas que o Google já estava consertando.
Veja a resposta:
“Ao longo das últimas 24 horas, estivemos em contato com um engenheiro do Twitter que postou sobre uma questão entre seu celular Pixel e o WhatsApp. Acreditamos ser um bug no Android que atribui erroneamente as informações no Painel de privacidade, e solicitamos que o Google investiga e corrija.
Os usuários têm controle total sobre as configurações de microfone. Uma vez dada a permissão, o WhatsApp só acessa o microfone quanto o usuário está em chamada ou gravando uma nota de voz ou vídeo — e mesmo assim, tais comunicações estão protegidas por criptografia de ponta a ponta, de forma que o WhatsApp não os possa ouvir.”
Interpretação errada
De acordo com a empresa, o Painel de Privacidade dos celulares estaria interpretando errado algumas informações e atribuindo as ativações ao WhatsApp.
A orientação dada foi de que, enquanto a atualização do sistema não resolver o problema, os usuários podem reiniciar o celular.
Alguns já tinham percebido que bastava fazer isso para que as informações de ativação indevida sumissem. A falha, ao que tudo indica, tem a ver mesmo com updates do app ou do próprio Android.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025