Mundo
População mundial tem 8 bi. Veja a estimativa para as próximas décadas
De acordo com as estimativas da ONU, no ano que vem, a Índia ultrapassará a China no quesito país mais populoso do mundo.
A datar de 1950 até os tempos contemporâneos, a população global triplicou em virtude da expectativa de vida aumentar enquanto a mortalidade diminuiu. Isso se deve a grandes avanços como o saneamento básico, à criação de vacinas e antibióticos, à disponibilização de água potável e à melhoria da alimentação dos indivíduos.
Nesse sentido, na última terça-feira (15), a população mundial alcançou a marca de 8 bilhões de pessoas. Além disso, de acordo com as estimativas das Organizações das Nações Unidas (ONU), no ano que vem, a Índia ultrapassará a China no quesito país mais populoso do mundo.
Expectativa de vida nos últimos anos
Segundo a ONU, ao comparar os anos de 1990 e 2019, a expectativa de vida dos indivíduos aumentou em aproximadamente nove anos, isto é, 72 anos. Contudo, as pessoas provenientes de nações mais empobrecidas faleceram sete anos antes do previsto na média global. Isso decorre, principalmente, da mortalidade infantil e materna, da epidemia de HIV e das guerras.
Considerando os fortes efeitos da pandemia de covid-19, no ano de 2021, a expectativa de vida mundial diminuiu para 71 anos. Ainda que a população global tenha marcado o maior número já visto, por incrível que pareça, desde 1950, ela está crescendo de forma mais lenta. Isso porque as famílias estão tendo menos filhos do que antes. Em 1950, a média era de cinco filhos por família, porém, atualmente, 2/3 da população vive em nações onde as mulheres possuem, em média, dois filhos.
Estimativas para a população mundial nas próximas décadas
A ONU estima que em 2050 os indivíduos nascidos vivam até a média de 77 anos e as pessoas de 65 anos ou mais terão aumentado em 6%. Considerando isso, as projeções indicam que no ano de 2080 a população irá alcançar o marco de 10,4 bilhões de pessoas e permanecerá nele até o ano de 2100.
Até 2050, a previsão é de que oito países, concentrados principalmente na África e no sul da Ásia, irão apresentar metade do crescimento populacional do globo. São eles: República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e Tanzânia.
Em 2022, o sul e o leste da Ásia representavam as duas regiões mais populosas do mundo, sendo que a China e a Índia detinham da maior parte das pessoas dessas regiões, com aproximadamente 1,4 bilhão de pessoas cada uma. Como mencionado anteriormente, no ano que vem, a população da China, que é a maior do mundo, passará a diminuir e será superada pela Índia.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]