Conecte-se conosco

Commodities

Por que o Brasil não pode utilizar o próprio petróleo? Entenda

Muitos se questionam a razão pela qual o Brasil não utilizar o próprio petróleo produzido. Entenda agora!

Publicado

em

Os títulos patrimoniais da Petrobras, se encontram intransitáveis por meio da intervenção do governo. Isso ocorre, devido a troca de presidente da empresa governamental, por insatisfação da população diante de tantos aumentos no combustível, o que impacta diretamente no bolso dos consumidores e na inflação.

Muitos se questionam a razão pela qual o Brasil não utilizar o próprio petróleo produzido, fazendo com que os custos e valores sejam mais acessíveis a população.

Porém, as maquinárias existentes no país, não são capazes de realizar o processo bruto, que nada mais é, a refinaria do óleo retirado do mar para tornar-se combustível ou outros derivados. Dessa forma, é necessário e indispensável, a importação do produto em uma densidade mais fina, através de outros países, para realizar uma mistura, o que chamamos de blend. Por esta razão, o Brasil exporta e importa barris da commoditty.

Além disso, vale ressaltar que nada é de graça, principalmente se tratando de algo valioso e fundamental para o país. Assim, não havendo como não cobrar um valor alto diante dos custos materiais e dos recipientes utilizados na importação.

O valor do combustível é composto pelo valor do barril no mercado internacional + cotação do dólar, que á moeda global, usada em todos os produtos negociados internacionalmente.

Por fim, ainda há muitas dúvidas quanto a privatização da Petrobras, a qual não ocorrerá tão cedo diante do atual governo, e dos próximos. Além disso, a grande rasteira seria a utilização de carros elétricos, que apesar de já cobrarem IPI, os valores economizados em IPVA e combustível, compensaria e pouparia o bolso dos brasileiros.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS