Saúde
Por que seu médico insiste que você tome aquele remédio durante a refeição?
Efeitos negativos de alguns medicamentos podem ser amenizados casos eles sejam tomados com algum alimento.
Segundo um artigo da National Geographic, existe uma série de alimentos e bebidas que podem causar efeitos indesejados caso sejam combinados com certos remédios. Um dos maiores exemplos disso é o tradicional café, que pode interferir na absorção, distribuição e excreção das substâncias químicas presentes nos medicamentos.
Entretanto, também existem alguns medicamentos que devem ser tomados pouco antes da ingestão de alimentos ou logo após. De acordo com o NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido, por exemplo, alguns fármacos podem causar vômitos e náuseas, mas esses efeitos podem ser minimizados se a medicação for tomada após a refeição.
Além disso, essa prática também pode reduzir irritações estomacais e problemas mais graves, como úlceras. O órgão inglês afirma que o simples ato de ingerir um sanduíche, biscoito ou copo de leite já seria o suficiente.
Conhecendo mais os benefícios
A NHS explica que o efeito maléfico ou benéfico da combinação de comida e remédios irá depender muito do tipo de droga e de sua finalidade. Vale lembrar que esse termo não se refere apenas às substâncias ilícitas. Na área de farmácia, ele é utilizado para denominar todos os produtos manipulados sinteticamente pela indústria.
Os antiácidos costumam ser prescritos para tratar problemas, como refluxo, azia e indigestão. Eles são mais eficazes quando ingeridos durante ou após a refeição. Além disso, preparados, como o ritonavir, um conhecido medicamento anti-HIV (AIDS), necessitam de alimentos no estômago para serem absorvidos adequadamente.
“Os medicamentos para diabetes administrados por via oral geralmente são tomados perto das refeições. Isso reduz os níveis de açúcar no sangue após a ingestão e evita uma quantidade muito baixa de açúcar no sangue (a chamada hipoglicemia)”, exemplifica a instituição britânica.
Como já foi dito anteriormente, tudo isso depende dos remédios que a pessoa irá utilizar. Caso surja alguma dúvida dessa natureza, ela deve ser esclarecida diretamente com o médico que prescreveu a substância. Conselhos da internet devem ser evitados a todo custo, afinal não há como saber se as informações são verídicas ou não.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn