Conecte-se conosco

Saúde

Por que seu médico insiste que você tome aquele remédio durante a refeição?

Efeitos negativos de alguns medicamentos podem ser amenizados casos eles sejam tomados com algum alimento.

Publicado

em

Segundo um artigo da National Geographic, existe uma série de alimentos e bebidas que podem causar efeitos indesejados caso sejam combinados com certos remédios. Um dos maiores exemplos disso é o tradicional café, que pode interferir na absorção, distribuição e excreção das substâncias químicas presentes nos medicamentos.

Entretanto, também existem alguns medicamentos que devem ser tomados pouco antes da ingestão de alimentos ou logo após. De acordo com o NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido, por exemplo, alguns fármacos podem causar vômitos e náuseas, mas esses efeitos podem ser minimizados se a medicação for tomada após a refeição.

Além disso, essa prática também pode reduzir irritações estomacais e problemas mais graves, como úlceras. O órgão inglês afirma que o simples ato de ingerir um sanduíche, biscoito ou copo de leite já seria o suficiente.

Conhecendo mais os benefícios

A NHS explica que o efeito maléfico ou benéfico da combinação de comida e remédios irá depender muito do tipo de droga e de sua finalidade. Vale lembrar que esse termo não se refere apenas às substâncias ilícitas. Na área de farmácia, ele é utilizado para denominar todos os produtos manipulados sinteticamente pela indústria.

Os antiácidos costumam ser prescritos para tratar problemas, como refluxo, azia e indigestão. Eles são mais eficazes quando ingeridos durante ou após a refeição. Além disso, preparados, como o ritonavir, um conhecido medicamento anti-HIV (AIDS), necessitam de alimentos no estômago para serem absorvidos adequadamente.

“Os medicamentos para diabetes administrados por via oral geralmente são tomados perto das refeições. Isso reduz os níveis de açúcar no sangue após a ingestão e evita uma quantidade muito baixa de açúcar no sangue (a chamada hipoglicemia)”, exemplifica a instituição britânica.

Como já foi dito anteriormente, tudo isso depende dos remédios que a pessoa irá utilizar. Caso surja alguma dúvida dessa natureza, ela deve ser esclarecida diretamente com o médico que prescreveu a substância. Conselhos da internet devem ser evitados a todo custo, afinal não há como saber se as informações são verídicas ou não.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS