Conecte-se conosco

Automobilística

Porsche ultrapassa marcas de luxo e se torna a mais valiosa de todas

De acordo com a Brand Finance, a fabricante de carros esportivos recebeu o título de marca de luxo mais valiosa do mundo neste ano de 2022.

Publicado

em

A Porsche começou o mês de outubro na Bolsa de Valores de Frankfurt muito melhor do que era esperado pela marca, mostrando, assim, que a boa fase da companhia ainda persevera. De acordo com a divulgação feita pela consultoria Brand Finance, a fabricante de carros esportivos recebeu o título de marca de luxo mais valiosa do mundo neste ano de 2022.

O levantamento não foi realizado apenas no setor automotivo, mas considerou muitas outras marcas de diferentes áreas, como, por exemplo, vestuário, joalheria e relojoaria. E, mesmo comparando seu desempenho com as demais companhias, a Porsche conseguiu se manter em primeiro lugar em relação ao levantamento anterior. No entanto, apesar dessa posição, houve uma queda de 2% no valor do mercado.

De acordo com a explicação fornecida pela Brand Finance, o IPO (evento responsável por marcar a entrada de uma empresa no período de negociação de ações da bolsa de valores) serviu como validação do valor da empresa. “Fazia muito sentido extrair valor escondido dentro do grupo Volkswagen, especialmente quando você tem uma marca de luxo icônica como a Porsche, que é tão valiosa”, disse Alex Haigh, diretor financeiro da consultoria, em nota.

No que diz respeito ao ranking, depois da Porsche surgem as grifes de vestuário e acessórios, sendo a Ferrari uma das únicas fabricantes de carros a alcançar o top 10. Veja abaixo a lista:

  1. Porsche – US$ 33,7 bilhões (R$ 175,3 bilhões);
  2. Louis Vuitton – US$ 23,4 bilhões (R$ 121,7 bilhões);
  3. Gucci – US$ 18,1 bilhões (R$ 94,1 bilhões);
  4. Chanel – US$ 15,2 bilhões (R$ 79,1 bilhões);
  5. Hermès – US$ 13,5 bilhões (R$ 70,2 bilhões);
  6. Cartier – US$ 12,4 bilhões (R$ 64,5 bilhões);
  7. Dior – US$ 9 bilhões (R$ 46,8 bilhões);
  8. Rolex – US$ 8,4 bilhões (R$ 43,7 bilhões);
  9. Ferrari – US$ 8 bilhões (R$ 41,6 bilhões);
  10. Estée Lauder – US$ 7,9 bilhões (R$ 41,1 bilhões).

Há outras seis fabricantes de automóveis que estão entre as 50 marcas de luxo mais valiosas do mundo. São elas Bentley (23º lugar), Lamborghini (30º), Rolls-Royce (38º), McLaren (41º), Maserati (45º) e Aston Martin (47º).

Além disso, a Brand Finance realizou um segundo levantamento, onde avaliou a força de cada marca. Para essa pesquisa, foi necessário levar em consideração alguns fatores, como o investimento em marketing, patrimônio e o desempenho nos negócios. E como resultado desse levantamento, a líder foi outra fabricante de carros: a Ferrari, obtendo uma nota total de 90,9. O resultado da classificação foi baseado por meio de um índice, ou seja, quanto mais próximo de 100, melhor o resultado.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS