Empresas
Portugal adquire 12 aviões da Embraer
Fabricante brasileira de aeronaves.
O governo de Portugal anunciou, dia 16, a aquisição de 12 unidades do avião A-29N Super Tucano da Embraer (EMBR3), totalizando um investimento de cerca de 200 milhões de euros. A compra inclui também um simulador de voo e serviços de apoio. O modelo A-29N é uma versão aprimorada do avião de treinamento avançado e ataque leve, com configurações adaptadas para atender aos requisitos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), e Portugal será o primeiro país a operar essa variante, conforme informou a Embraer.
A produção dos Super Tucanos será realizada em Portugal por meio de uma parceria com o CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto), ETI, GMV e OGMA. O presidente e CEO da Embraer, Bosco da Costa Junior, expressou sua gratidão pela confiança do Ministério da Defesa Nacional e da Força Aérea de Portugal, destacando a importância do contrato para a modernização da força aérea portuguesa e o fortalecimento da cooperação industrial com a defesa local.
A Embraer, com sede em São José dos Campos, São Paulo, tem ampliado sua presença nas forças aéreas de países da Otan, especialmente no contexto da guerra na Ucrânia. Recentemente, a Eslováquia anunciou a intenção de adquirir três aviões cargueiros C-390 Millennium. Além de Portugal, o modelo A-29 já está em operação na Hungria, e países como Holanda, Áustria, República Tcheca e Suécia também adquiriram aeronaves da Embraer.
Embraer (EMBR3)
Fundada em 1969, a companhia é uma das principais fabricantes de aeronaves do mundo, com destaque na produção de aviões comerciais, executivos, militares e de defesa. Inicialmente, a empresa foi criada com o objetivo de atender às necessidades do Brasil na área de aviação, mas rapidamente ganhou reconhecimento global devido à sua inovação e qualidade. Ao longo dos anos, a Embraer se tornou um dos maiores exportadores de tecnologia aeronáutica do Brasil.
Ela desenvolveu uma linha diversificada de aeronaves, incluindo o jato regional E-Jet, que se tornou um grande sucesso internacional, e a linha de aviões militares, como o Super Tucano, que é amplamente utilizado em missões de combate e treinamento em diversos países. Além de ser um nome forte no setor de aviação, a Embraer também tem investido em novas tecnologias, incluindo a eletrificação de aeronaves e novas soluções para a indústria da aviação.
Hoje, a Embraer mantém operações em diversos países e continua a desempenhar um papel fundamental no setor aeroespacial global.

-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo7 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil