Artigos
Posso bloquear um motorista da Uber que me desrespeitou na viagem?
Nem sempre as viagens da Uber são agradáveis. Em casos de desrespeito do motorista, é possível bloqueá-lo para nunca mais pegar seu carro?
Os carros de aplicativo chegaram para facilitar a vida de quem precisa se locomover, pois além de ser mais barato que um táxi, por exemplo, é muito mais fácil encontrar um motorista disponível, já que há vários esperando por corrida e você só precisa de alguns cliques.
Um dos maiores aplicativos que comporta esse tipo de serviço é o Uber, que foi o primeiro no Brasil a oferecer viagens mais baratas com motoristas comuns. Mesmo com a concorrência, a Uber continua sendo a plataforma mais utilizada e conhecida no país.
Apesar das vantagens que esse tipo de aplicativo trouxe para a vida da população, há quem já teve problemas com motoristas. Reclamações como direção desatenta, alta velocidade, assédio e grosseria são só alguns exemplos do que pode acontecer em uma viagem.
Caso isso aconteça, certamente o passageiro não irá querer ter a chance de encontrar este motorista novamente, e é nestes casos que vem a pergunta: É possível bloquear um motorista no aplicativo da Uber?
Bem, de certa forma sim. A forma de fazer isso é por meio da avaliação. O aplicativo conta com um mecanismo de avaliação em estrelas, que vai de 1 a 5, em que tanto o passageiro quanto o motorista podem avaliar a corrida.
Caso alguma coisa aconteça durante a viagem, que desagrade o passageiro de uma forma que ele não queira mais ver o motorista, a primeira medida é avaliá-lo com apenas uma estrela. Após fazer isso, é preciso ir ao suporte do aplicativo e relatar o problema com muito detalhe e o motivo da nota baixa.
Dessa forma, o motorista não será bloqueado, como no WhatsApp, onde nunca mais há um contato após o bloqueio, mas a Uber enviará outras opções antes de enviar aquela para você, caso ele esteja na mesma área na qual você esteja solicitando um carro.
Em cidades grandes, isso funciona muito bem, pois há muitos motoristas circulando, e a Uber acaba encontrando outra pessoa mais adequada para a viagem. Mas em cidades pequenas, como não há muita disponibilidade, a pessoa pode voltar a aparecer. Nestes casos, o passageiro pode cancelar a corrida ao reconhecer a foto e informações do motorista.
Em casos sérios de ocorrências negativas, os motoristas podem ser banidos da equipe do aplicativo para sempre, e isso acontece quando há uma ocorrência grave ou muitas ocorrências para o mesmo parceiro.
Porém, apenas uma ocorrência sem prova não é o bastante para isso acontecer, então, caso você se veja em uma situação dessa, tente coletar o maior número de provas para enviar para o aplicativo e, se necessário, até mesmo para a justiça.
O próprio aplicativo da Uber possui ferramentas que auxiliam nesse tipo de provas, como o U-Áudio, que grava áudios da corrida em caso de desrespeito, o U-Ajuda, que checa paradas não combinadas ou desvios de rota, e o U-Help, que aciona a polícia, caso seja necessário.
Além disso, o passageiro pode compartilhar a viagem com outras pessoas, para que eles acompanhem em tempo real onde o veículo está indo, e o aplicativo garante também um seguro contra acidentes pessoais.
É preciso lembrar que esse tipo de recurso precisa ser utilizado com responsabilidade e bom senso, pois pode acarretar em prejuízos a motoristas. Então só dê uma estrela para o profissional em casos de desrespeitos sérios.

-
Mundo6 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho8 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio24 horas atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas20 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?