Conecte-se conosco

Cotidiano

Postou, perdeu: a ostentação no Instagram que custou caro a um advogado

Intimado a apagar postagens em que exibe joias, carros e demais bens, ‘advogado ostentação’ se recusou a acatar a decisão. Entenda o caso a seguir.

Publicado

em

Marcos Vinicius Borges, conhecido nas redes sociais como “advogado ostentação”, enfrenta a suspensão da sua inscrição pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Seccional da OAB em Cuiabá tomou essa medida devido a posts compartilhados nas redes sociais de Marcos Vinicius em que esse advogado mostra uma vida de luxo, exibindo carros, joias e outros bens, o que é proibido pela instituição:

“A publicidade profissional deve ter caráter meramente informativo e primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão”, de acordo com a OAB.

Por isso, exigiu-se que o advogado apagasse as postagens, o que ele se recusou a fazer. Para entender melhor, leia mais sobre o caso a seguir.

Foto: Instagram/Marcos Vinicius Borges

Advogado se recusa a cumprir determinação

Apesar das alegações e do pedido da OAB, Marcos Vinicius diz que não irá remover as postagens e confirmou uma contestação na Justiça Federal sobre o caso. Com um toque irônico, ele declarou que tem orgulho de viver em um país no qual o presidente é honesto, em que existe uma votação em favor da liberação da maconha, mas que postar seu dia a dia, alcançado com suor, torna-se um crime ético.

No mesmo post, o advogado também relembrou de um episódio em que foi baleado dentro de seu escritório na cidade de Sinop, a 480 km de Cuiabá. Ele expressou sua gratidão pelo apoio da OAB durante esse incidente.

Como o caso está tramitando há algum tempo, na última semana houve novos desdobramentos. No dia 16 de agosto, a Justiça manteve a decisão da suspensão da OAB de Marcos Vinicius. A instituição considerou que o advogado violou o código de ética profissional ao adotar práticas de publicidade irregular em suas redes sociais.

Após examinar os argumentos apresentados pela defesa de Borges, o juiz federal confirmou a validade de todos os pontos destacados pela OAB. Porém, as postagens nas redes sociais do advogado mostrando bens de valores continuam no ar. Devido a essa violação do código de ética, a OAB do advogado segue suspensa.

Até o momento, Marcos Vinicius não deu seu parecer sobre o caso.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS