Conecte-se conosco

Educação

Poucos estudantes brasileiros optam por nível técnico

Pesquisa mostra que apenas 8% dos estudantes optam por curso técnico. Confira a matéria para saber mais!

Publicado

em

O Brasil em toda sua história, nunca teve e muito provavelmente nunca voltará a ter uma quantidade de jovens tão expressiva como hoje em dia. Contudo, o nosso “bônus demográfico” foi atingido em um momento um tanto quanto desafiante, onde a fuga das escolas reduziu 20 anos, mas as desigualdades educacionais só tiveram aumento.

Leia mais: Novo site reúne serviços da plataforma gov.br para estudantes

A batalha diária para se ter mais oportunidades para nossos jovens hoje em dia, se tem feito necessária para podermos superar os preconceitos que existem quando se é falado do assunto Ensino Técnico.

Essa modalidade que ainda é vista por muitos como opção menos relevante, destinada aos jovens com menos condições financeiras ou aqueles que não tiveram oportunidade de adentrar em uma faculdade. Superação essa, que ainda passa por muitas discussões sérias sobre o status dado pela sociedade aos diplomas universitários, o que tem sido tratado como se fosse um passaporte de entrada não só no mercado de trabalho, mas também ao convívio com a sociedade.

Ensino Superior de qualidade e ainda por cima gratuito deveria estar disponível a todos que desejassem por essa opção, mas é importante que haja opções desenvolvidas para os que querem trilhar estes caminhos.

No entanto, na Alemanha, entre 40 e 50% dos jovens tem sua escolha como preferência o curso técnico, o que no Brasil passa ser apenas 8% dos estudantes que optam por nível técnico. Na verdade, é que a grande maioria nem sequer entende que a formação técnica também é uma possibilidade.

Em uma pesquisa feita recentemente pelo Itaú Educação e Trabalho, que ouviu mais de 1000 jovens de todas as regiões do Brasil, foi constatado que cerca de 77% deles tem baixo ou nenhum conhecimento sobre o ensino técnico. Porém, 69% afirmaram que cursariam técnico se pudessem conciliar com o ensino regular. E 93% concordam que deveria ter ensino profissional nas escolas de ensino médio para todos que tivessem interesse.

Por fim, a lei é uma resposta necessária e urgente para os jovens, e consequentemente para o Brasil. Na semana passada foi aprovado o PL 6494 em Comissão Especial e, caso não haja recursos e passe na CCJ, o projeto iria diretamente para o senado.

Ter um olhar atento a esse projeto é garantir muitas oportunidades para quem não as possui, especialmente aos mais necessitados. A sociedade precisa que sejam menos preconceituosos e tenham uma visão futurista para os jovens com o Ensino Técnico.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS