Conecte-se conosco

Economia

Prato Feito, Preço Salgado: Comer Fora Sobem 70% em 10 Anos

Segundo pesquisas, o preço pela praticidade de comer fora de casa aumentou em 70% nos últimos dez anos no Brasil. Confira mais sobre a inflação do prato feito.

Publicado

em

Na correria do dia a dia, muitos brasileiros optam por fazer as refeições fora de casa, mesmo que isso signifique gastar um pouco a mais. No entanto, o que poucos sabem é que esse “pouco a mais” já não é mais tão pouco assim, já que pesquisas apontam um crescimento exponencial nos valores praticados em restaurantes e afins.

Quem coletou os dados e elaborou a pesquisa foi a Ticket, uma marca de vale-refeição e alimentação da Edenred Brasil, avaliando aproximadamente 4,5 mil estabelecimentos voltados para a alimentação em todas as regiões do Brasil.

Conforme os números, os trabalhadores gastam, em média, R$ 46,60 para almoçar hoje, ficando perto do dobro que era necessário em 2014, que ficava em torno de R$ 27,36. Essa informação é ainda mais chocante quando comparamos os últimos 10 anos, em que podemos notar um aumento de 70% na média de preços.

A inflação do prato feito nos últimos 10 anos

Como mencionado, o estudo avaliou todas as regiões do Brasil, sendo que a responsável por alavancar a média foi a Sudeste, enquanto as demais demonstraram crescimentos menos expressivos, ficando em um ritmo menor do que as correções inflacionárias.

O percentual do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado dos últimos dez anos é de 68,2%. Enquanto isso, o preço médio das refeições pelo mesmo período, com base nas regiões, foi o seguinte:

  • Centro-Oeste: 60%;
  • Nordeste: 61,4%;
  • Norte: 62%;
  • Sul: 66,5%;
  • Sudeste: 77,7%;

Diversos fatores podem ter contribuído para esse impressionante avanço, como a recente e impactante pandemia de Covid-19, que abalou todos os setores da sociedade, inclusive o comércio de alimentos e refeições prontas.

Então, da próxima vez que for sair para o trabalho, uma alternativa interessante, saudável e, definitivamente, mais econômica, pode ser a de levar a própria comida para o almoço, tendo em vista o encarecimento das refeições em todas as regiões do país.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS