Economia
Preço do prato feito dobra: entenda!
Com a mudança do poder aqusitivo do saário mínimo, a dinâmica da população mudopu drasticamente. Venha entender o que está acontecendo!
O Brasil está passando por um momento de turbulência econômica extremamente forte. De fato, as condições de vida que o povo brasileiro estava acostumado a ter está mudando drasticamente, podendo ser vista como um reflexo da inflação.
Veja também: Entenda porque a inflação tem afetado tanto o setor alimentício
Em vista disso, conforme aponta um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), o prato-feito apresentou, efetivamente, uma alta significativa, numa média de 23,53%, conforme os dados do o Índice de Preços ao Consumidor Mercado (IPC-M), demonstram.
Além disso, é extremamente relevante destacar que esse nível demonstra mais que o dobro da inflação registrada pelo indicador no período, em torno de 10,37%.
No entanto, o IPC-M faz a utilização da metodologia diferente da que é empregada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), instituição responsável por fazer, efetivamente, a verificação oficial, que gira em torno de 12,13% no período.
Desse modo o estudo feito pelo FGV Ibre leva em consideração as variações de preços de dez dos itens mais presentes no famoso “PF”:
arroz, feijão-preto, feijão-carioca, alface, batata-inglesa, cebola, tomate, frango em pedaços, ovos e carnes bovinas.
Destarte, de acordo com o economista associado do FGV Ibre, Matheus Peçanha, “a gente tem sofrido sucessivos choques de custos no setor agrário. Em 2020 foi a seca generalizada, logo depois vieram as chuvas muito fortes e agora esse novo verão, com uma menção muito grande, chuvas torrenciais, que afetaram a produção de hortaliças e legumes”.

-
Loterias2 dias atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Saúde1 dia atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política8 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Economia2 dias atrás
Agora é luxo: 6 itens aos quais a classe média brasileira não tem mais acesso
-
Finanças2 dias atrás
Ninguém pode cobrar valor mínimo para pagamento em cartão, segundo a lei
-
MEI2 dias atrás
Empreendedores têm perdido dinheiro ao abrir MEI – motivo preocupa
-
Finanças1 dia atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon