Economia
Preço do prato feito dobra: entenda!
Com a mudança do poder aqusitivo do saário mínimo, a dinâmica da população mudopu drasticamente. Venha entender o que está acontecendo!
O Brasil está passando por um momento de turbulência econômica extremamente forte. De fato, as condições de vida que o povo brasileiro estava acostumado a ter está mudando drasticamente, podendo ser vista como um reflexo da inflação.
Veja também: Entenda porque a inflação tem afetado tanto o setor alimentício
Em vista disso, conforme aponta um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), o prato-feito apresentou, efetivamente, uma alta significativa, numa média de 23,53%, conforme os dados do o Índice de Preços ao Consumidor Mercado (IPC-M), demonstram.
Além disso, é extremamente relevante destacar que esse nível demonstra mais que o dobro da inflação registrada pelo indicador no período, em torno de 10,37%.
No entanto, o IPC-M faz a utilização da metodologia diferente da que é empregada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), instituição responsável por fazer, efetivamente, a verificação oficial, que gira em torno de 12,13% no período.
Desse modo o estudo feito pelo FGV Ibre leva em consideração as variações de preços de dez dos itens mais presentes no famoso “PF”:
arroz, feijão-preto, feijão-carioca, alface, batata-inglesa, cebola, tomate, frango em pedaços, ovos e carnes bovinas.
Destarte, de acordo com o economista associado do FGV Ibre, Matheus Peçanha, “a gente tem sofrido sucessivos choques de custos no setor agrário. Em 2020 foi a seca generalizada, logo depois vieram as chuvas muito fortes e agora esse novo verão, com uma menção muito grande, chuvas torrenciais, que afetaram a produção de hortaliças e legumes”.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025