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Prejuízo da Casas Bahia recua 12,2% no 1TRI24

Companhia atua no varejo popular.

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A Casas Bahia (BHIA3) registrou uma redução no prejuízo líquido para R$ 261 milhões no primeiro trimestre de 2024, cifra 12,2% menor em comparação ao mesmo período do ano anterior. Essa melhora na última linha do balanço, ainda mais expressiva se comparada ao último trimestre de 2023, quando foi registrado um prejuízo de R$ 1 bilhão, é em parte atribuída a uma melhora no resultado financeiro, que, embora ainda negativo, passou de R$ 827 milhões para R$ 486 milhões.

Apesar da receita líquida ainda ter mostrado um declínio de 13,7% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 6,3 bilhões, a empresa também registrou uma redução de 7,5% nas despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A), com as despesas com pessoal diminuindo em 14,6% em comparação ao mesmo período de 2023.

A estratégia da empresa de se desfazer de categorias de produtos não rentáveis e focar em segmentos lucrativos, como eletrodomésticos, celulares e televisões, contribuiu para essa melhoria, segundo seus executivos, para quem também houve redução de despesas após o fechamento de 57 lojas e readequação de cinco centros de distribuição.

Casas Bahia (BHIA3)

A margem bruta do grupo de varejo caiu 1,5 ponto percentual em relação ao ano anterior, mas representa uma evolução em relação ao último trimestre de 2023, situando-se agora em patamares históricos da empresa.

Embora o resultado operacional, medido pelo Ebitda ajustado, tenha recuado 42,6% em relação ao ano anterior, para R$ 387 milhões, houve uma melhora significativa em relação ao último trimestre de 2023. Franklin enfatizou que a expectativa é de uma melhoria gradual e reiterou o compromisso da empresa com a rentabilidade.

Quanto ao plano de recuperação extrajudicial, que busca o reperfilamento total das dívidas de R$ 4,1 bilhões, a empresa registrou um fluxo de caixa livre negativo de R$ 176 milhões no primeiro trimestre, o melhor resultado para o período nos últimos cinco anos, o que foi visto pelos analistas como um alívio para o caixa da Casas Bahia e uma oportunidade para a empresa focar em seu plano de transformação. Esse plano inclui uma redução de custos sustentável, manutenção da operação eficiente e investimentos seletos para fortalecer o core e aumentar a receita.

A empresa

A Casas Bahia é uma das maiores redes varejistas do Brasil, especializada na venda de uma ampla variedade de produtos, desde eletrodomésticos e eletrônicos até móveis e utensílios para o lar. Fundada em 1952, a empresa começou como uma pequena loja em São Caetano do Sul, São Paulo, e ao longo das décadas expandiu sua presença para todo o país.

Uma das características marcantes da Casas Bahia é o seu modelo de vendas a prazo, que permite aos clientes adquirirem produtos pagando em parcelas acessíveis. Esse modelo de crédito facilitado contribuiu significativamente para a inclusão de milhões de brasileiros no mercado de consumo.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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