Conecte-se conosco

Economia

Prepare-se para resgatar dinheiro: nova opção disponível ainda este mês!

O Governo Federal liberou o calendário que revela quando os valores serão ressarcidos ao contribuinte, então confira as regras e as datas dos recebimentos.

Publicado

em

Notícia boa para grande parte dos cidadãos brasileiros! Se você está pagando mais impostos do que deve, esse é o momento de receber parte dos valores de volta. Neste mês, a Receita Federal começará a distribuir a restituição do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física).

Milhares de contribuintes que não foram pegos na famosa malha fina irão receber uma parte do dinheiro pago de volta. Um verdadeiro alívio para o bolso do trabalhador, concorda?

Os pagamentos iniciarão a partir de 31 de maio, ou seja, a data final para a entrega da declaração. Por sua vez, os lançamentos dos recursos sairão em lotes de 5 ao longo de um mês. Veja as datas, a seguir:

  • Grupo 1: 31 de maio
  • Grupo 2: 30 de junho
  •  Grupo 3: 31 de julho
  • Grupo 4: 31 de agosto
  • Grupo 5: 29 de setembro

Quem começará a receber primeiro?

Uma das coisas mais importantes sobre os retornos é sua prioridade. Nos termos da lei, é dada preferência aos contribuintes com idade igual ou superior a 80 anos, idade igual ou superior a 60 anos, deficientes ou doentes graves e cuja maior fonte de renda seja a educação (professores no geral).

A receita também anunciou que dois outros grupos poderiam receber suas restituições antes. Sendo que o primeiro inclui quem usa extrato preenchido e o segundo remete aos que escolhem o PIX como meio de pagamento desta devolução, se a chave digitada for o seu CPF.

Agora, quem não pertence ao grupo prioritário e não utiliza notificações pré-preenchidas, ou ainda não notifica o PIX, ainda tem chance de ser incluído no primeiro grupo. Mas, é preciso que entregue seus documentos ao governo até o dia 10 de maio.

A Receita Federal faz questão de lembrar que não existe garantia de ingresso no primeiro lote, pois os grupos prioritários sempre recebem primeiro.

Mas, se muitas pessoas prioritárias não entregarem as declarações no prazo ou se o orçamento de compensação do Governo Federal for maior do que o esperado, aí, sim, mais pessoas poderão ser contempladas primeiro.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS