Tecnologia
Prévia do novo Android apresenta benefícios surpreendentes
Novidades do sistema operacional da Google devem agradar os usuários. Elas melhoram a experiência e geram mais controle nos compartilhamentos.
A versão prévia da nova atualização do Android, um dos sistemas operacionais mais populares do mundo, foi lançada na última semana pela Google.
O Android 14, que poderá ser utilizado em dispositivos móveis, como smartphones, tablets, smartwatches e TVs, possui uma série de novidades que prometem agradar o público.
Entre elas, destacam-se algumas, como permissões para o compartilhamento de fotos com programas e plataformas e detector de prints para aplicativos.
Controle de acesso aos arquivos de mídia
As mudanças no sistema propiciarão ao usuário de Android um maior controle sobre os mecanismos de compartilhamento.
A partir de agora, será possível ceder o acesso aos aplicativos somente a algumas fotos da galeria, ao contrário do que ocorria até então, com permissão de consulta a todas as mídias internas.
As novas opções disponíveis são: escolher fotos e vídeos específicos para compartilhar com o app; permitir total acesso às mídias; e não permitir que nada seja compartilhado.
Aviso de print? Entenda
Outra novidade da nova versão do Android é uma funcionalidade que, com certeza, deverá satisfazer a curiosidade dos desconfiados.
Sabe aquela suspeita de que algo pode estar sendo printado? Então, o Android 14 permitirá que aplicativos avisem ao usuário quando detectarem algum movimento de print.
O recurso funciona com a API de capturas de tela do Android e possibilita o aviso dos apps quando algo for registrado.
Menos notificações
A atualização do sistema operacional promete também melhorar a experiência do usuário em relação às notificações desnecessárias.
Aquele incômodo diante do excesso de avisos deve ser amenizado. As notificações terão uma comportamento diferenciado a partir do momento que o usuário optar pela configuração de dispensá-las.
Personalização regional
O sistema do Android 14 permitirá, ainda, a definição de unidades de medida, formato de data e hora e números com base nas preferências regionais.
Com isso, os aplicativos e as plataformas poderão consultar essas questões específicas, conforme as escolhas feitas pelo usuário, para ajustar a exibição dos dados de forma automática.
Facilidades para lojas de apps
A partir dessa nova atualização do Android, será permitido que lojas de aplicativos de terceiros (qualquer uma que não seja a Play Store) instalem atualizações de programas no dispositivo.
Isso dará maior liberdade e reduzirá a dependência do Android em relação ao ecossistema do Google, até mesmo para executar funções básicas, como atualizações automáticas.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes