Conecte-se conosco

Economia

Primeira capital do Brasil recebe suas atualizações tecnológicas para o 5G

A tecnologia 5G vem conquistando cada vez mais espaço no mundo todo, e agora é a vez do Brasil. Confere aqui essa questão!

Publicado

em

Crédito: Investnews

A quinta geração da internet móvel, conhecida como 56, em Brasília, na última quarta-feira, tem sido acompanhada de algumas mudanças nas tecnologias da capital. Uma delas se trata das antenas parabólicas, que podem começar a ter interferências para poder receber o sinal da TV aberta.

Veja também: Vivo levará tecnologia 5G para Pantanal da Globo: entenda!

A primeira capital do país a contar com a funcionalidade do 5G tem atualmente cerca de 3.341 antenas parabólicas, conforme informações da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Sendo assim, quem usa esse tipo de equipamento terá que trocar o aparelho para não perder o sinal de televisão. O prazo para que a transmissão da TV aberta comece a apresentar mal funcionamento nas parabólicas é de cerca de 18 meses.

Para quem tem família e faz parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo, o chamado CadÚnico, a mudança na antena poderá ser feita de forma gratuita.

A Entidade Administradora da Faixa (EAF), da Anatel, criou um programa de distribuição gratuita da nova parabólica digital, conversor e cabos. Para que possa fazer parte é necessário se enquadrar nos quesitos:

  • Ser inscrito no CadÚnico;
  • Possuir uma antena parabólica tradicional, devidamente instalada e conectada à TV.

Para poder solicitar o kit e a instalação, é necessário realizar agendamento através do site da EAF. Segundo informações da entidade, a mudança de equipamento de maneira gratuita está disponível apenas para as capitais do Brasil.

A partir de quarta-feira, o 5G deverá estar disponível em 80% da capital, até o último final de semana, cada uma das três operadoras que possuem autorização para operar na faixa, (Claro, Vivo e Tim), instalaram 100 estações espalhadas pelo DF, com uma concentração maior na região onde o plano é piloto.

A tecnologia promete funcionar somente nos celulares mais recentes disponíveis, de empresas como Apple, Samsung, Xiaomi, Motorista, entre algumas outras. No total, 67 celulares que suportam o 5G tiveram sua homologação pela agência.

Conforme a Anatel, as próximas capitais do Brasil onde receberão o novo sinal de telefonia móvel serão São Pulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa. Porém, não está nada definido ainda e, mesmo com a chegada da nova tecnologia, o 4G não deixará de existir.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS