Conecte-se conosco

Curiosidades

Principais assuntos da semana

No mundo contemporâneo, acompanhar as notícias pode tornar-se difícil devido a velocidade de propagação destas. Confira aqui!

Publicado

em

Veja como rastrear a sua encomenda que está vindo pelos correios pelo celular!

Com o advento da internet, tudo tornou-se rápido, talvez até “líquido”, como dizia o pensador Zygmunt Bauman. O fato é que, para quem possui uma dinâmica de tempo corrida no dia-a-dia — o que acontece com uma boa parte dos brasileiros, não é mesmo?— acompanhar as notícias na íntegra pode ser uma tarefa complexa. Nesse sentido, com a finalidade de aliviar essa busca que pode ou não ser longa, traremos alguns assuntos para situar os leitores acerca dos acontecimentos da semana.

Leia mais: A Páscoa de 2022 deve ser a maior do período pandêmico

A primeira “questão” da qual o cidadão precisa inteirar-se é a questão econômica do Brasil. Essa problemática está ligada diretamente à questão dos indicadores que tangem o emprego. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o desemprego no país está na casa dos 11,2%, somando 12 milhões de desempregados.

Outro fator extremamente importante a ser levado em consideração é a questão dos preços do petróleo. Não é novidade para aqueles que utilizam carro como meio de trabalho (ou de transporte) que o preço da gasolina está absurdamente alto.

Os preços dispararam quase 50% desde que o ano de 2022 iniciou-se, devido ao conflito no leste europeu ocasionado pela Rússia e a Ucrânia. Concomitante ao aumento do petróleo, como no Brasil o transporte, desde a era Vargas, fundamentou-se no transporte rodoviário e não ferroviário, o aumento dos combustíveis significa, também, o aumento da inflação.

Outro fator extremamente importante a ser compreendido é a inflação da zona do euro. De acordo com os dados do Banco Central Europeu, não há pressa para aumentar as taxas de juros uma vez que a inflação está em 2%. Todavia, não seria uma surpresa se alguns funcionários apelarem para um ou dois aumentos referentes à taxa de juros.

Porém, o mercado de títulos tende a um aumento da taxa de juros uma vez que pontificou cinco movimentações de 10 pontos base cada até a chegada do fim do ano. Por fim, essas questões farão você, que não possui muito tempo, inteirar-se dos principais segmentos anunciados nos portais de notícias.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS