Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Problema com a restituição do imposto de renda. O que pode ter acontecido?

Se você está com seus dados atualizados e devidamente informados e, ainda assim, não recebeu sua restituição do Imposto de Renda, reveja algumas informações.

Publicado

em

Os declarantes do Imposto de Renda conhecem as responsabilidades e as funções que esse procedimento implica. Dessa forma, é preciso atenção aos seus dados e contribuições para não cair na “malha fina”, chamada dessa forma quando surge inconsistências de dados informados na Receita Federal.

Se você está com seus dados atualizados e devidamente informados e, ainda assim, não recebeu sua restituição do Imposto de Renda, se certifique de rever algumas informações.

O que é o IRPF?

O IRPF, Imposto de Renda da Pessoa Física, refere-se ao tributo que existe em diversos países, onde o contribuinte, sendo pessoa física ou jurídica, paga uma determinada porcentagem de sua renda ao governo. O cálculo do tributo tem como base a renda produzida pelo cidadão, seja oriunda de trabalho, capital ou ambos.

Dessa forma, em território brasileiro, toda pessoa que recebe rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 precisa declarar o Imposto de Renda.

Quando ocorre a restituição do Imposto de Renda?

Ocorre restituição do Imposto de Renda a partir do momento que o resultado da análise da Receita Federal indicar um valor excedente de tributos pagos ao ano declarado. Dessa maneira, o dinheiro é restituído a conta bancária indicada pelo contribuinte. Quando esse procedimento não ocorre, pode ser considerado que caiu na malha fina, que aponta diretamente para apresentação incorreta dos dados na declaração do imposto.

Se houver a identificação desse problema, é importante buscar entender onde se desenvolveu o erro e fazer a correção junto à Receita Federal. É muito importante que esse dinheiro não seja desviado ou perdido, afinal ele é de total direito daquela pessoa que faz a declaração do imposto.

Caso seja necessário, procure a ajuda de um contador ou especialista da área. Afinal, caso esse tipo de problema não venha a ser resolvido, pode gerar uma multa de até 37,5% sobre o valor devido, inviabilizando a possibilidade de acesso a restituição do IRPF.

Em caso do não recebimento da restituição do Imposto de Renda, acesse o site da Receita Federal, clique na opção “Meu Imposto de Renda” e confira o extrato de processamento dos seus tributos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS