Economia
Procura-se: Confira as técnicas infalíveis para descobrir o CPF de alguém sem precisar de detetive!
O CPF é um dos documentos mais importantes do Brasil, afinal, através dele é possível descobrir diversas informações sobre o portador. Mas, será que tem como descobrir o CPF de alguém só pelo nome?
Se você deseja descobrir o CPF de alguém, saiba de antemão que essa não é uma missão simples. Afinal, esse dado em especial é protegido por sigilo fiscal e só pode ser requisitado em alguns casos especiais. Portanto, não há possibilidade de consultar tal informação apenas pelo nome completo da pessoa, por exemplo.
Dessa forma, o pleno acesso sobre o CPF é restrito à Receita Federal e às empresas que lidam com crédito. Logo, se você tem acesso a tais plataformas, então poderá estar conferindo informações sobre uma pessoa física, como dívidas ativas e regularização tributária.
Como é possível descobrir o CPF de outra pessoa?
A única maneira conhecida de obter esse conhecimento, possuindo somente o nome e a data de nascimento de alguém, é através do sistema da Receita Federal. E, é claro, isso somente pode ser feito por procuradores ou demais representantes legais do órgão.
Em caso de extrema necessidade, a orientação é que você compareça a uma das unidades da Receita, portando documentos que comprovem a sua relação com a pessoa, além de ter um bom motivo que justifique o seu pedido de acesso a esses dados.
Esse tipo de situação é bastante incomum, mas pode ser uma opção para se conseguir uma segunda via do CPF, além de verificar se não há alguma pendência com a pessoa, como atrasos na declaração do IR (Imposto de Renda).
Agora, se você já tem os números desse documento em mãos, também existe a possibilidade de estar consultando informações adicionais sobre o proprietário. Por meio do site da Receita, é possível consultar a situação cadastral de alguém, além de emitir uma documentação que serve como comprovante do CPF, na ausência do original. Vejamos:
- Acesse serviços.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF;
- Digite o número do CPF e a data de nascimento;
- Preencha o Captcha e clique em “Consultar”;
- Veja o comprovante e o imprima.
Agora, quem é dono de algum empreendimento (CNPJ) pode estar recorrendo aos birôs de crédito para ter acesso à situação financeira de um cadastro. O SPC e o Serasa são apenas alguns exemplos de lugares que podem servir para esse objetivo em específico, porém vale lembrar que esse tipo de serviço não é gratuito!

-
Finanças1 dia atrás
Posso perder meu imóvel se não pagar o IPTU? Veja o que acontece
-
Tecnologia1 dia atrás
4 comandos úteis da Alexa para facilitar sua rotina
-
Bancos11 horas atrás
Banco fecha 60 agências físicas: crise ou transformação no setor bancário?
-
Economia2 dias atrás
Guia prático para trabalhadores brasileiros que precisam calcular o 13º salário
-
Economia2 dias atrás
Qual seria o preço do primeiro iPhone hoje? Calculamos para você
-
Empresas1 dia atrás
Infracommerce conclui reestruturação
-
Empresas1 dia atrás
Marfrig e BRF formalizam pedido de aprovação da fusão ao Cade
-
Empresas1 dia atrás
Novonor recebe proposta pela Braskem