Conecte-se conosco

Economia

Regularize seu CPF pela internet e tenha mais tranquilidade

Publicado

em

Os métodos para regularizar documentos e colocá-los em dia ficaram mais fáceis e rápidos, com o auxílio da tecnologia. Esse é o caso, por exemplo, do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Se o seu documento está com algum problema, saiba que é possível regularizá-lo direto da sua casa, sem precisar sair ou enfrentar longas filas em órgãos público à espera de atendimento. É a modernidade ajudando e muito a otimizar as tarefas do dia a dia.

Essa vantagem vale, principalmente, para quem teve o CPF suspenso ou está com alguma pendência para ser solucionada, junto à Receita Federal. Um exemplo disso seria o cadastro desatualizado.

Existem duas formas de resolver essas questões, virtualmente. Uma é pelo site da Receita Federal e a outra é pelo aplicativo oficial do órgão. Vamos demonstrar o passo a passo de ambas nas linhas abaixo. Acompanhe!

Nada de ficar com o CPF irregular!

Opção 1: Pelo site

  • Acesse o site da Receita Federal. O endereço é este: servicos.receita.fazenda.gov.br;
  • Feito isso, preencha todos os dados solicitados;
  • Por fim, clique em “Enviar”.

Opção 2: Pelo celular

  • Baixe o aplicativo da Receita Federal, que existe tanto para Android quanto iOS;
  • Ao entrar, toque em “Outros serviços”;
  • Depois, selecione a opção “Regularização de suspensos”;
  • Preencha todos os dados solicitados;
  • Toque em “Enviar”.

Detalhes importantes

Vale destacar que você só conseguirá abrir uma solicitação de regularização do CPF, caso o seu documento tenha sido suspenso. Em situações mais complexas, que envolvem cancelamento, por exemplo, talvez o ideal seja ir pessoalmente a uma unidade da Receita Federal.

Diante disso, é bom consultar o status do CPF com antecedência para verificar se está tudo em dia ou não. Se você se deparar com o site da Receita ou o aplicativo fora do ar, essa consulta pode ser realizada em outras plataformas, como Serasa, CPF Digital e SPC Consumidor.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS