Conecte-se conosco

Agronegócio

Produção de combustível cai 1,5 bilhão de litros

Usinas do Centro-Sul acumulam menor produção de etanol hidratado e queda no volume de açúcar

Publicado

em

O combustível produzido pela usina foi reduzido em 1,5 bilhão de litros, em relação à safra passada. A moagem de cana caiu 7,3%, e o número ficou pela metade. Os dados foram divulgados pela a Associação da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Segundo representantes do setor, esses contratempos estão relacionados a fatores como menor moagem e produção de matéria-prima, que recentemente também foram afetados por geadas na região de Ribeirão Preto (SP), além do aumento da demanda por etanol anidro, que é usado para misturas de gasolina.

Nos primeiros quatro meses de safra, o açúcar também recuou, com uma produção acumulada de 18,29 milhões de toneladas, queda de 1,5 milhão de toneladas em relação ao ano passado. Só na segunda quinzena de julho, caiu 11,8%.

Ainda segundo a Unica, neste mesmo período, a produção de etanol hidratado na região Centro-Sul caiu 14,8%, e a de açúcar, 7,6%. Na atualização quinzenal da associação, do início de abril ao final de julho, 255 indústrias que atuam na região produziram 8,83 bilhões de litros de etanol hidratado, combustível que compete com a gasolina. Isso equivale a uma redução de 1,5 bilhão em comparação com o mesmo período em 2020. Só na segunda quinzena de julho, caiu 21,9%.

O recuo afetou a produção total de etanol, que fechou em baixa de 3,41%, em 14,1 bilhões de litros. Um dos fatores associados a essa situação é a queda da moagem da cana-de-açúcar. De abril a agosto, as siderúrgicas processaram 30.401 milhões de toneladas de matéria-prima, uma redução ano-a-ano de 23,98 milhões de toneladas. Na segunda quinzena de julho, a cana processada caiu 8,16%.

Entre os resultados acumulados da safra, a qualidade da cana colhida continuou 1% superior à de 2020, mas recuou em julho, principalmente devido às geadas da safra.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS