Conecte-se conosco

Commodities

Produção de refinarias na China bate recorde em outubro com forte demanda por gasolina

País processou 59,82 milhões de toneladas de petróleo no mês passado, ou 14,09 milhões de barris por dia (bpd).

Publicado

em

O processamento de petróleo em refinarias na China em outubro está 2,6% acima do registrado em igual mês do ano anterior, para o nível mais alto já visto, em um cenário de demanda firme aquecida por viagens em feriados.

Segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas chinês divulgados nesta segunda-feira, o país processou 59,82 milhões de toneladas de petróleo no mês passado, ou 14,09 milhões de barris por dia (bpd).

O nível está próximo aos 13,96 milhões de bpd de setembro e ultrapassa o recorde diário anterior de 14,08 milhões de bpd, batido em junho.

De janeiro a outubro deste ano, o processamento total foi de 555,18 milhões de toneladas, ou 13,29 milhões de bpd, avanço de 2,9% na comparação ano a ano.

Em meio ao aumento do número de longas viagens durante um período de feriados no início de outubro, a demanda por gasolina continuou firme.

O consumo do setor doméstico de aviação voltou para níveis pré-pandêmicos em setembro e deve melhorar em outubro, refletindo a uma recuperação acelerada nas viagens de passageiros e cargas, embora a procura por voos internacionais tenha continuado baixo.

Uma das principais refinarias da estatal Sinopec, a de Qilu, em Shandong, suspendeu as atividades de uma unidade de processamento de 160 mil bpd a partir do final de setembro, o que limitou o aumento na produção.

Mas as refinarias independentes recebem incentivos para manter elevadas taxas operacionais por causa da firme margem de refino, de 200 iuanes por tonelada, afirmou o analista Ding Xu, da consultoria Longzhong, sediada na China.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS