Automobilística
Programa CNH Social abre 3.500 vagas para emissão de habilitação gratuita
Confira neste post as informações sobre o programa CNH Social 2023. Veja o passo a passo de como participar.
Um dos objetivos de muitos cidadãos ao chegar à maioridade é ter uma licença para dirigir. No entanto, esse objetivo pode enfrentar barreiras, principalmente quando o assunto é custear todas as despesas para emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Os custos para emissão da CNH podem chegar a até R$ 2 mil em algumas cidades do Brasil, entre despesas com autoescola, exames e provas. Para aqueles que precisam arcar com outros custos essenciais no mês, esse valor pode ser inacessível.
A boa notícia é que a tão almejada licença pode ser emitida gratuitamente, e a primeira fase do programa CNH Social 2023 do Espirito Santo já foi iniciada. Na primeira fase, estão sendo ofertadas 3.500 vagas.
O programa terá uma segunda etapa ainda este ano, com mais 3.500 vagas, totalizando 7 mil contemplados. A Carteira Nacional de Habilitação é um documento essencial para quem deseja dirigir veículos automotores e representa a capacidade técnica e legal do motorista para realizar essa atividade.
Como se inscrever?
As inscrições para participar do programa CHN Social 2023 do Espírito Santo acontecem até o dia 14 de abril. Os interessados devem acessar o site do Detran/ES para efetuarem suas inscrições.
O programa oferta a primeira habilitação entre as categorias A (moto) ou B (carro). Além disso, o programa oferta inclusão de categoria entre A e B, mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou para categoria E (caminhão e carreta).
Para estar adequado à contemplação da CNH Social o cidadão deve ter Cadastro Único (CadÚnico) regular e ativo. Caso esteja com os dados desatualizados, o interessado deve efetuar as mudanças necessárias para participar da segunda fase do programa.
A divulgação dos selecionados será por meio do site do Detran/ES no dia 20 de abril. Aqueles que não estiverem na lista podem aguardar uma nova oportunidade no dia 12 de junho, data que acontece a chamada única de suplentes.
A seleção é feita de maneira eletrônica, sem interferência humana. O sistema faz um ranqueamento conforme os dados do Cadastro Único do solicitante, como o número de pessoas no grupo familiar e renda per capita. Além disso, outros requisitos para obter a CNH Social são possuir Ensino Fundamental completo e beneficiário do Bolsa Família.

-
Loterias15 horas atrás
Matemática ou sorte? Brasileiro soma 70 vitórias na loteria e revela método
-
Finanças1 dia atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Tecnologia2 dias atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria
-
Carreira2 dias atrás
5 profissões que pagam bons salários e têm pouca concorrência
-
Finanças2 dias atrás
Conta-corrente gratuita: saiba quais bancos não cobram taxa
-
Finanças2 dias atrás
Notas de 2 reais que valem quase 2 salários mínimos: tem alguma aí?
-
Agronegócio22 horas atrás
Bambu da sorte amarelado? Veja as causas e como recuperar a planta