Tecnologia
Google trabalha em um projeto com IA para detectação de problemas de saúde
A IA da Google Health não tem data de lançamento e será para os celulares Android.
Com o avanço das tecnologias, a Inteligência Artificial (IA) veio como uma solução para diversos problemas na própria área de Tech. No entanto, esse recurso pode servir para outros segmentos também, como o de prevenção de doenças.
O Google está trabalhando em um projeto de IA para o sistema Android, visando contribuir com a detecção de problemas de saúde. Venha entender mais sobre isso!
Leia mais: Aplicativo disponível no Google Play Store era uma fraude e roubou senhas dos usuários
Funcionamento da Inteligência Artificial do Google
A gigante da tecnologia, a Google, já tem o seu viés voltado a soluções com recurso de Inteligência Artificial, é uma empresa AI-first (da sigla em inglês, Artificial Intelligence). Além disso, utiliza do machine learning para aperfeiçoar as suas demandas e funções.
A exemplo disso, temos o próprio mecanismo de busca disponibilizado por eles que aplica o recurso de IA. Dessa forma, todo problema solucionado disponibiliza um sistema capacitado para aprender através da interação com os usuários e também por meio de capacitações com bases de dados reais.
Inteligência Artificial também para saúde
A Google anunciou que o sistema que vêm desenvolvendo se chama ARDA (sigla em inglês para Avaliação Automatizada de Doenças da Retina).
Além disso, explicou que tem a intenção de utilizar as câmeras dos aparelhos compatíveis com Android para identificar a possibilidade de doenças por meio dos olhos desses usuários.
Dessa forma, foram realizados testes na Tailândia que se mostraram com resultados positivos e esperançosos. Assim, a empresa pretende disponibilizar esse projeto piloto primeiramente em locais que o acesso a exames oftalmológicos não são frequentes, por causa de questões financeiras e estruturais.
Além disso, os especialistas que estão desenvolvendo esse projeto têm a intenção de fazerem mais testes e aprofundar mais as pesquisas. Assim, saber se as fotos tiradas tiradas são suficientes para identificar problemas de saúde que podem levar à cegueira, como o diabetes, por exemplo.
Os primeiros testes que foram feitos com essa IA foram capazes de apontar problemas cardíacos nos usuários, questões como anormalidade em níveis de glicose no sangue e colesterol. Isso tudo apenas com a leitura de imagens dos olhos de uma pessoa.
Sendo assim, esse projeto faz parte de um segmento de saúde da Google, o Google Health, que deve incrementar com os outros sistemas em breve, assim como o que usa o microfone do celular para monitorar os batimentos, por exemplo. No entanto, ainda não há previsão de lançamento para esse recurso.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política13 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo7 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças1 dia atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem