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Automobilística

Projeto de Lei visa criar CNH específica para dirigir carro automático

Condutor que fosse flagrado pilotando carro com câmbio manual receberia multa gravíssima e teria o carro apreendido. É o que determina o texto.

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Um Projeto de Lei (PL) prevê habilitação específica para condução exclusiva de carros automáticos. Dessa forma, o motorista poderia incluir essa condição na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O PL foi sugerido no Senado e aguarda a designação de um relator responsável.

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A proposta é de autoria do senador Eduardo Gomes (MDB-TO). De acordo com o texto, a pessoa poderia fazer a opção de dirigir apenas veículos automáticos.

Assim, o motorista com registro apenas para veículos automáticos não poderia pilotar carros com câmbio manual. Caso seja flagrado infringindo a regra, o ato acarretaria multa gravíssima e retenção do veículo. O automóvel seria liberado apenas para outro motorista com CNH própria para câmbio manual.

Alteração da Lei

O PL sugere, portanto, a alteração do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997). Só assim poderia ser possível a escolha de efetuar exame específico para obtenção da CNH. Contudo, o condutor poderia realizar nova prova para incluir a pilotagem de carros com câmbio manual.

Eduardo Gomes justifica que a legislação de trânsito precisa acompanhar a evolução tecnológica dos veículos. Ele assegura que o crescimento das vendas de carros com câmbio automático se dá a passos largos no Brasil.

O senador diz que esse mercado respondeu por 49% dos emplacamentos totais em 2018. No entanto, afirma o parlamentar, os exames de direção veicular são obrigatoriamente realizados em veículos com câmbio manual. É o que informou a Agência Senado.

“De fato, a condução de veículos equipados com câmbio manual requer maior destreza e habilidade, razão pela qual o Contran exige que o candidato realize as provas no modelo manual. No entanto, diante do fato de que enorme parcela dos condutores hoje dirige apenas veículos automáticos, não há razão para que o exame de direção veicular não acompanhe este cenário”, defende o senador na justificativa da matéria.

Apreciação na Câmara

Caso o texto seja aprovado pelo Senado, seguirá para avaliação da Câmara dos Deputados. Ao ser apreciados pelos parlamentares, o PL retornará para revisão dos senadores.

Se for aprovada sem alterações, a matéria seguirá para sanção presidencial. O projeto dá prazo de 180 dias, a partir da eventual sanção, para permitir que o Contran regulamente o tema. Além disso, o prazo também inclui os centros de formação de condutores, que devem se adaptar à determinação.

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Automobilística

Chevrolet oferece pagamento da primeira parcela para o Carnaval de 2022

Consumidores poderão adquirir Onix, Onix Plus e S10 dentro das condições facilitadas. Confira os valores e as versões que entram na promoção.

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Os modelos hatch e sedã do Chevrolet Onix já retomaram suas produções. Os carros foram afetados pela atual crise e falta de semicondutores na indústria. Com isso, a produção ficou um largo tempo paralisada e as concessionárias foram desabastecidas. Porém, além de voltar ao mercado, o Onix conta com condições especiais de compra. A primeira parcela do financiamento fica apenas para o Carnaval de 2022.

Leia mais: Fiat Pulse pode ser concorrente do próprio companheiro Fiat Argo

Onix hatch

As ofertas do Onix hatch começam com a versão LT, com entrada de R$ 53.155. O restante pode ser parcelado em 48 prestações de R$ 790, com a primeira apenas para o Carnaval. A versão LT vem com motor 1.0 turbo de 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. O preço à vista é de R$ 77.790.

O Onix Premier I também entra na campanha e tem a primeira mensalidade para 120 dias. Neste caso, a entrada é de R$ 48.966 e podem ser pagas 36 parcelas de R$ 1.302. O valor à vista fica em R$ 93.490.

Por fim, a Chevrolet oferece o Onix Premier II, que conta com as mesmas condições. Porém, a entrada é de R$ 50.939 e são 36 parcelas de R$ 1.355. à vista, o carro sai pelo valor de R$ 97.290.

Onix Plus

Agora, se o objetivo é comprar um Onix Plus (sedã), também é possível começar a pagar no Carnaval. A versão LT pode ser comprada com entrada de R$ 47.630 e 36 vezes de R$ 1.180.

O Onix Plus LTZ está disponível na promoção com entrada de R$ 48.966. O restante pode ser parcelado em 36 meses, com parcelas de R$ 1.302. Já a versão topo de linha (Premier II) precisa de entrada de R$ 73.190 e 48 parcelas de R$ 890.

S10

Além das versões do Onix e Onix Plus, a Chevrolet estendeu a promoção para a picape S10. Assim, o consumidor pode comprar sua S10 High Country e começar a pagar em três meses.

Neste caso, a entrada é de R$ 163.970, com 36 parcelas de R$ 3.800. O preço à vista do veículo fica em R$ 272.290.

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Automobilística

Veja os 10 carros que custam mais caro para encher o tanque

Confira as opções de carros novos que têm os índices mais altos de consumo de combustível do mercado. Entre as opções, estão alguns carros bastante cobiçados.

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A autonomia do automóvel se tornou um fator decisivo na hora da compra por parte dos brasileiros. Não é para menos, já que a gasolina, o etanol e o diesel estão quebrando recordes constantes de preço. Alguns carros se destacam pela economia, enquanto outros devem pesar bastante no bolso do proprietário.

Leia mais: Petrobras anuncia novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel

Carros de luxo e gastões

Quando o assunto é caro de luxo, juntar uma bolada para comprá-los pode não ser o suficiente. O custo de manutenção e abastecimento é bastante caro também. Alguns modelos fazem menos do que 6 km/l.

Alguns fatores que mais atrapalham em conquistar uma boa autonomia são a potência do veículo e a quantidade de recursos. Então, se a meta é ter um esportivo luxuoso, não espera bons índices de consumo. A autonomia melhora apenas pela capacidade ampliada do tanque.

O mais beberrão entre os dez carros listados abaixo consegue fazer menos de 6 km/l. Aliás, vários dos veículos abaixo mantém essa média de consumo.

Confira os 7 carros novos que mais bebem no Brasil

1 – Range Rover SV Autobiography Dynamic

Consumo: 5,95 km/l

Capacidade do tanque: 104 litros

Autonomia: 618,8 km.

2 – Mercedes-AMG G 63

Consumo: 5,95 km/l

Capacidade do tanque: 100 litros

Autonomia: 595 km

3 – Dodje Ram 1500 Rebel

Consumo: 5,95 km/l

Capacidade do tanque: 98 litros

Autonomia: 583 km.

4 – Ferrari 812 GTS

Consumo: 5,95 km/l

Capacidade do tanque: 92 litros

Autonomia: 478 km.

5 – Porsche Cayenne Turbo

Consumo: 6,25 km/l

Capacidade do tanque: 90 litros

Autonomia: 563 km.

6 – Audi Q7

Consumo: 7,1 km/l

Capacidade do tanque: 85 litros

Autonomia: 604 km.

7 – Lamborghini Aventador

Consumo: 6,05 km/l

Capacidade do tanque: 85 litros

Autonomia: 514 km.

8 – BMW X7

Consumo: 6,8 km/l

Capacidade do tanque: 83 litros

Autonomia: 564 km.

9 – Jaguar F-Pace SVR

Consumo: 5,95 km/l

Capacidade do tanque: 82 litros

Autonomia: 574 km.

10 – Lexus LS

Consumo: 10,85 km/l

Capacidade do tanque: 82 litros

Autonomia: 890 km.

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Automobilística

Lista: confira as 8 picapes a diesel mais econômicas do Brasil em 2021

Primeiro veículo da lista é um dos mais populares do país. As picapes a diesel são sinônimo de força e consumo; então confira quais fazem a maior quilometragem por litro.

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Os amantes de picapes que ainda não têm uma versão a diesel, com certeza, sonham em comprar. As caminhonetes a diesel são sinônimo de força, potência e economia. Pensando nisso, o site Autoo listou os veículos mais econômicos da categoria, no Brasil.

Leia mais: Fiat Pulse pode ser concorrente do próprio companheiro Fiat Argo

Lista

A líder da lista não é uma das caminhonetes grandes do país, mas sim uma compacta. A Fiat Toro 2.0 a diesel é capaz de fazer 13,3 km/l em uma rodovia. Contudo, na lista, é possível observar a autonomia mínima em cidades e a máxima.

Os dados seguem as informações dos fabricantes, mas também do Inmetro. Além do modelo e dos índices de gasto de combustível, também está presente a motorização de cada opção.

Vale destacar que as versões de cada modelo escolhido são as que oferecem a maior economia dentre todas. Exatamente por este motivo, existem picape automáticas e manuais na mesma lista. Outro detalhe está na presença da VW Amarok, que aparece duas vezes na lista.

A picape de Volkswagen oferecer motores 2.0 biturbo e 3.0 V6, ambos a diesel. Na lista é possível observar a baixa diferença de consumo entre as duas motorizações.

Confira as picapes a diesel mais econômicas do Brasil:

A lista abaixo conta apenas com veículos novos e oferecidos atualmente, em 2021.

1º – Fiat Toro 2.0 16v turbo AT9   – 10,4 km/l a 13,3 km/l;

2º – Mitsubishi L200 Triton (GL) 2.4 16v turbo MT6 – 10,1 km/l a 13,2 km/l;

3º – Ford Ranger 2.2 16v turbo MT6 – 10,3 km/l a 10,4 km/l;

4º – Toyota Hilux 2.8 16v turbo AT6 – 9,7 km/l a 11,1 km/l;

5º – Chevrolet S10 2.8 16v turbo MT6 – 9,7 km/l a 11 km/l;

6º – Nissan Frontier 2.3 16v biturbo AT7 – 9,3 km/l a 11,3 km/l;

7º – VW Amarok 2.0 biturbo AT8 – 8,2 km/l a 8,8 km/l;

8º – VW Amarok 3.0 V6 biturbo AT8 – 8,3 km/l a 8,6 km/l.

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