Finanças
Prosperidade sob medida: O surpreendente traço de personalidade ligado à riqueza
Você já se perguntou por que algumas pessoas parecem ter mais facilidade para ganhar dinheiro do que outras? Será que elas têm algum segredo ou simplesmente nasceram com sorte?
A realidade é que não existe uma fórmula mágica para a riqueza, mas alguns fatores que podem influenciar o potencial de prosperar financeiramente.
Um desses fatores é a personalidade, o conjunto de características psicológicas que determinam como você pensa, sente e se comporta em diferentes situações. Ela é formada por vários aspectos, mas um dos mais estudados é o modelo dos cinco grandes traços que iremos abordar aqui.
Os cinco traços da personalidade rica
O “big five”, como também é conhecido, descreve a personalidade em cinco grandes dimensões, por isso o nome. São elas: experiência humana, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo.
Cada uma dessas dimensões tem um espectro, de modo que qualquer um pode ter mais ou menos de cada traço.
Mas o que isso tem a ver com a riqueza? Segundo alguns estudos, cada um desses traços pode trazer um impacto positivo ou negativo na sua capacidade de gerar e administrar o seu dinheiro. Isso acontece das maneiras indicadas abaixo:
1. Experiência humana
Esse traço mede o quanto alguém é curioso, criativo e receptivo em relação às novas experiências. Pessoas com alto nível de experiência humana tendem a ser mais inovadoras, flexíveis e adaptáveis às mudanças. Elas também buscam aprender coisas novas e se desenvolver constantemente.
Essas características podem favorecer positivamente o empreendedorismo, a diversificação de investimentos e a busca por oportunidades no mercado, apenas citando alguns exemplos.
2. Conscienciosidade
É o que mede o quanto alguém é organizado, disciplinado e responsável. Pessoas com alto nível de consciência tendem a ser mais produtivas, focadas e eficientes, além de planejarem seus objetivos e seguirem as metas com persistência, o que pode favorecer a economia, o controle financeiro e os projetos.
3. Extroversão
Aqui, não existe muito segredo. Esse traço revela o quanto alguém é energético, sociável e entusiasmado. Pessoas extrovertidas costumam ser mais carismáticas, persuasivas e comunicativas, além de apreciarem a interação com os demais e o popular networking.
Uma pessoa com alto nível de extroversão pode ter um relacionamento melhor com os clientes, investidores e parceiros, além de ter mais autoconfiança e motivação.
4. Amabilidade
É o traço que fala sobre o quão empático, cooperativo e gentil alguém é. Pessoas com alto nível de amabilidade costumam ser mais solidárias, altruístas e generosas. Elas também se preocupam em ajudar quem precisa e valorizam o bem-estar alheio, características de quem é bom de liderança e trabalha muito bem em equipe.
5. Neuroticismo
Por fim, esse traço mede o quanto a pessoa é emocionalmente estável ou instável. Pessoas com mais neuroticismo podem ser mais inseguras, ansiosas e estressadas, além de sofrerem mais com as adversidades e terem maior dificuldade em controlar as emoções.
Caso a pessoa tenha um emocional instável, isso pode atrapalhar principalmente a resiliência, além de impactar também no equilíbrio financeiro e na tomada de decisões.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira20 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia15 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?