Conecte-se conosco

Saúde

Pular o café da manhã pode trazer riscos cardíacos

Estudos indicam que não comer nada pela manhã pode ser mais perigoso do que você imagina, podendo trazer vários riscos para a saúde.

Publicado

em

Faça um delicioso pãozinho de queijo light (31/03)

Cuidado, pular o café da manhã pode ser muito mais perigoso do que você imagina! É isso que revela um novo estudo feito em camundongos e que sugere pode ter o mesmo efeitos no corpo humano.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Escola de Medicina Icahn, no Monte Sinai, em Nova York, e revela que pular refeições afeta negativamente a quantidade e atuação de células imunológicas e aumenta o risco de ocorrência de doenças cardíacas.

A forma como as pessoas se alimentam tem uma influência grande e direta na saúde delas, e esse estudo deixa claro que o jejum pode ser prejudicial.

Esse jejum pode desencadear respostas do cérebro em relação às células imunológicas, afetando-as negativamente e aumentando consideravelmente o risco de ocorrência de doenças cardíacas.

Uma das descobertas desse estudo pioneiro ligando o cérebro às células imunológicas durante o jejum é que regiões específicas do cérebro controlam as respostas dos monócitos durante o jejum.

Apesar de haver evidências de seus benefícios metabólicos, o jejum causa uma resposta ao estresse no cérebro que leva uma migração das células imunológicas do sangue em larga escala para a medula óssea, e sua reintrodução na corrente sanguínea é difícil e problemática.

Após uma noite de sono, o corpo já se encontra em um período em que permaneceu em jejum, e este estudo pioneiro, comandado por Filip Swirski, mostra que a não realização de uma refeição no café da manhã causa esse estresse metabólico, podendo prejudicar o metabolismo das células imunológicas e sua ação no corpo humano.

Essa migração do sangue para a medula óssea pelas células imunológicas e seu subsequente retorno à corrente sanguínea causada por esse estresse metabólico pode resultar em alterações da pressão e no funcionamento do coração, resultando no aumento da possibilidade de ocorrências de doenças cardíacas.

A recomendação é não pular refeições e realizar acompanhamento com médico e nutricionista para realizar as alterações na dieta.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS