Finanças
Quais benefícios do INSS posso ter acesso em caso de doença cardíaca?
As cardiopatias podem afastar o trabalhador de suas atividades, por isso, essas doenças garantem benefícios do INSS. Confira a seguir!
Os trabalhadores de carteira assinada e aqueles que contribuem individualmente possuem direito a diversos benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Um dos direitos ofertados aos trabalhadores é a aposentadoria, benefício este que normalmente é ofertado aos cidadãos após muitos anos de contribuição com o INSS.
No entanto, existem outras modalidades de aposentadoria, como especial, por idade, por invalidez, entre outras. Para conseguir a aposentadoria por invalidez, por exemplo, é necessário que o trabalhador esteja permanentemente incapacitado de realizar suas atividades laborais.
Já para aqueles que estão incapacitados temporariamente é concedido o auxílio-doença. De acordo com decisões tomadas pelo Governo Federal, dentre as doenças que garantem o direito ao acesso aos dois benefícios supramencionados está a doença cardíaca.
Nesse sentido, as cardiopatias graves te dão o direito à aposentadoria ou auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É importante destacar que as cardiopatias são aquelas que limitam o bom funcionamento do coração e colocam em risco a vida do trabalhador que não pode se esforçar em algumas atividades remuneradas.
Doença cardíaca e benefícios
No caso das pessoas que possuem alguma doença considerada leve é ofertado o auxílio-doença, pois é possível que o trabalhador melhore e retorne ao trabalho depois de um período de dedicação ao tratamento.
Para conseguir esse benefício, é preciso ter, pelo menos, 12 meses de contribuição ao INSS e estar com todas elas em dia quando solicitar o recurso. Também é necessário passar pela perícia médica do instituto para ser considerado apto.
Já para conseguir a aposentadoria do INSS, por causa de uma doença que torna o coração frágil, é preciso solicitar o benefício com a comprovação do problema de saúde em questão.
As doenças consideradas graves e que podem te afastar definitivamente do trabalho são as seguintes: insuficiência cardíaca, arritmias e hipertensão arterial. Nesse contexto, o trabalhador precisará apresentar laudos e exames que confirmem a existência da condição que leva à necessidade do auxílio.
Nesse sentido, após a confirmação do problema, o trabalhador se vê com várias limitações e é necessário possuir cuidados específicos, já que 300 mil pessoas por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e 30% delas morrem.
Frente ao exposto, consegue-se compreender por que a doença cardíaca garante alguns benefícios como a aposentadoria do INSS.

-
Finanças1 dia atrás
Se uma pessoa solteira e sem filhos falece, para onde vai a herança?
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta digital: novo vírus Android invade celular e clona cartões
-
Moedas1 dia atrás
Moeda mais valiosa do mundo não é o dólar: veja o ranking das mais fortes
-
Economia22 horas atrás
Moeda especial de R$ 5 homenageia 200 anos da primeira Constituição; veja imagem
-
Agronegócio1 dia atrás
Plante abacaxi em casa usando a parte que você sempre jogou fora: a COROA
-
Economia1 dia atrás
10 cidades mais caras do mundo, onde morar é um luxo que poucos podem pagar
-
Investimentos2 dias atrás
Dividendo extraordinário: quais petroleiras oferecem mais oportunidades?
-
Economia1 dia atrás
IOF: o que é o imposto e como ele impacta suas finanças pessoais?