Economia
Quem nunca trabalhou com carteira assinada pode se aposentar pelo INSS?
Regra estabelecida em 2019 alterou o funcionamento da aposentadoria para brasileiros. Quem não contribui pode se aposentar pelo INSS?
Se você trabalha há anos sem a garantia da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e quer se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), saiba que será totalmente possível contribuir para alcançar a tão sonhada aposentadoria.
Existem algumas regras estabelecidas para que o sonho da aposentadoria seja alcançado pelo trabalhador informal. A Emenda Constitucional nº 103/2019 estabeleceu novos requisitos básicos para o fator idade, para que seja possível alcançar a aposentadoria pelo INSS. São eles: homens devem ter 65 anos de idade, e mulheres, 62. Quanto ao tempo de contribuição, são necessários ao menos 15 anos.
É possível se aposentar pelo INSS sem nunca ter trabalhado?
A pessoa que nunca trabalhou ou que interrompeu o processo de contribuição por um determinado período também pode se aposentar pelo INSS. Existem contribuições que podem ser feitas para garantir o benefício da aposentadoria pelo INSS, caso o trabalhador queira contribuir. Para tanto, é preciso seguir as seguintes contribuições:
- Contribuição de forma individual
A contribuição individual é para o trabalhador que contribui para a Previdência mesmo sem o vínculo da CLT. Exemplos desta contribuição são os trabalhadores autônomos.
- Contribuição facultativa
Será oferecida para o trabalhador que não exerce a obrigação de contribuir para o INSS, mas que almeja obter o benefício da aposentadoria pelo órgão. A contribuição facultativa está disponível para o cidadão brasileiro a partir dos 16 anos.
- Aposentadoria sem ter contribuído para a Previdência Social
É possível realizar a solicitação através do Benefício de Prestação Continuada (BPC), caso o cidadão queira solicitar a aposentadoria mesmo sem ter trabalhado. O BPC é um benefício assistencial que está disponível para pessoas com deficiência física, mental, sensorial ou intelectual para qualquer idade ou para maiores de 65 anos de idade.
Para solicitar o BPC é preciso se enquadrar nos seguintes requisitos
- Ser brasileiro ou naturalizado brasileiro ou possuir nacionalidade portuguesa
- Possuir renda familiar semelhante ou inferior a ¼ do salário-mínimo brasileiro
- Não receber outro benefício por parte do INSS (exceto pensões especiais, benefício de assistência médica, remuneração do contrato de aprendizagem)
- Estar inscrito do CadÚnico (Cadastro Único)

-
Mundo6 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho8 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio24 horas atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas20 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?